O uso do Facebook após a flexibilização da legislação eleitoral no período de pré-campanha : o caso dos candidatos ao governo do Paraná, Cida Borghetti e Ratinho Junior

Analisa o comportamento dos candidatos ao governo do Paraná Cida Borghetti, do Partido Progressista (PP), e Ratinho Jr., do Partido Social Democrático (PSD), na rede social Facebook durante o período pré-eleitoral de 2018, quando a legislação eleitoral flexibilizou a possibilidade de uso da internet...

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Principais autores: Neves, Daniela Silva, Silvestrini, Kelwin Cardoso, Lima, Juliane
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
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Resumo: Analisa o comportamento dos candidatos ao governo do Paraná Cida Borghetti, do Partido Progressista (PP), e Ratinho Jr., do Partido Social Democrático (PSD), na rede social Facebook durante o período pré-eleitoral de 2018, quando a legislação eleitoral flexibilizou a possibilidade de uso da internet nos meses anteriores aos da campanha. A escolha dos dois se deu por estarem em vantagem nas pesquisas de intenção de voto e apresentarem-se como pré-candidatos declarados no período estudado. A análise é feita separando variáveis temáticas e comportamento de engajamento das postagens durante os meses de março a julho. O trabalho parte da hipótese de que os dois candidatos devem fortalecer as fanpages já em período pré-eleitoral e, com isso, melhorar a performance de engajamento necessária para os meses de campanha. A segunda hipótese é de que aproveitaram o Facebook para fazer campanha mesmo antes do período oficial. Conclui-se que Ratinho Jr., por ter vantagem inicial muito maior em número de seguidores, consegue engajamento médio melhor, apesar de perder quando aumenta as postagens de campanha. Cida Borghetti faz grande esforço para fortalecer sua presença no Facebook durante os meses estudados, porém, por não ter um relacionamento forte anterior com os internautas, não consegue alcançar o engajamento de Ratinho. A pesquisa desse período de pré-campanha mostra que os trabalhos nas mídias sociais foram fundamentais para a comunicação com os eleitores.