Resumo: |
Contribue para o desenvolvimento dos estudos relativos
ao impacto da introdução das novas TICs nas democracias contemporâneas, especialmente no que diz respeito à atuação dos partidos políticos nos meios
digitais. Mais especificamente, buscaremos compreender como os partidos políticos
brasileiros têm se comportado diante das mudanças ocorridas no processo
comunicativo em decorrência do advento e expansão da internet, e como têm
aderido às novas potencialidades desta mídia. Analisaremos a utilização fora do
período eleitoral de websites e páginas em redes sociais (Facebook), pelos
diretórios nacionais dos partidos políticos no Brasil. Por meio de um exame da
literatura sobre internet e partidos, observamos a existência de tendências
divergentes quanto à possibilidade de incremento na participação política, na relação
entre representantes e representados e na competição interpartidária promovidas
pela introdução das novas mídias no mundo político. As contribuições da literatura,
também provenientes das pesquisas empíricas nacionais e internacionais sobre a
ação partidária nas novas mídias, nos permitiram formular as hipóteses que
embasam o desenvolvimento deste trabalho: (I) Os partidos têm aumentado e
qualificado sua presença na internet, contudo, sem focar em uma utilização mais
interativa e mobilizadora; (II) Partidos maiores tendem a utilizar a internet de forma
mais eficaz; (III) A ideologia não é um fator preponderante para diferenciar a ação
dos partidos na web; (IV) Existe um acentuado grau de personalismo nas
ferramentas digitais partidárias; (V) O uso das redes sociais tem aumentado em
detrimento ao uso dos websites. Com efeito, as ferramentas digitais compreendidas
neste estudo serão submetidas à análise com base em metodologia também
advinda do diálogo com a literatura, tendo em vista quatro dimensões de análise:
difusão da informação, interação, mobilização e sofisticação. Dessa forma,
testaremos as presentes hipóteses por meio de análises de conteúdo e testes
estatísticos através do programa SPSS, diagnosticando como estão estruturadas as
ferramentas virtuais dos partidos brasileiros e qual o foco de suas políticas
comunicacionais na internet.
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