A geografia e os estudos eleitorais : a influência do contexto no comportamento eleitoral

Apresenta os principais estudos, teorias e métodos de pesquisa da subdisciplina geografia eleitoral, desde os primeiros estudos de mapeamento eleitoral de André Siegfried, na França, e Frederick Turner, no EUA, até a perspectiva de análise eleitoral baseada nos lugares, de John Agnew. Em um segundo...

ver mais

Autor principal: Zolnerkevic, Aleksei
Outros Autores: Valverde, Rodrigo Ramos Hospodar Felippe
Tipo de documento: Tese
Idioma: Português
Publicado em: São Paulo 2020
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Apresenta os principais estudos, teorias e métodos de pesquisa da subdisciplina geografia eleitoral, desde os primeiros estudos de mapeamento eleitoral de André Siegfried, na França, e Frederick Turner, no EUA, até a perspectiva de análise eleitoral baseada nos lugares, de John Agnew. Em um segundo momento, são discutidos os estudos sobre a influência do contexto no comportamento eleitoral. Argumenta-se que os indivíduos do ponto de vista contextual seriam influenciados em dois níveis: por suas redes sociais de contato e de comunicação política, e pelo contexto geográfico ao seu redor, onde ocorrem as práticas sociais cotidianas. Na parte empírica do trabalho, utilizou-se a técnica estatística de análise fatorial para identificar os períodos de mudança e estabilidade nos padrões espaciais de votação das eleições presidenciais de 1989 a 2014. Encontrou-se um período de estabilidade (voto normal) de 2006 a 2014, com uma clivagem regional norte/sul entre PT e PSDB. Por fim, a partir da hipótese de que a mobilidade espacial e as redes de interação social modulariam a influência do contexto no comportamento eleitoral, são discutidos os resultados de uma análise de dados de "surveys", aplicados na cidade de São Paulo em 2016.