Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem
Conteúdo restrito em respeito à legislação de direitos autorais.
Autor principal: | Friede, Roy Reis, 1949- |
---|---|
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
[s.d
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
id |
oai:bdjur.stj.jus.br.trf2pint:oai:trf2.jus.br:129165 |
---|---|
recordtype |
trf2 |
spelling |
oai:bdjur.stj.jus.br.trf2pint:oai:trf2.jus.br:1291652020-07-21 Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem Friede, Roy Reis, 1949- EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO INTERDISCIPLINARIDADE Conteúdo restrito em respeito à legislação de direitos autorais. Os fascículos constantes no campo "FONTES-PERIÓDICO-AVULSA" não fazem parte do acervo da Biblioteca. Inclui bibliografia. Produção intelectual. O presente artigo tem como objetivo problematizar aspectos da perspectiva interdisciplinar para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Ambiental, no sentido de propor que saberes práticos e teóricos podem habitar um mesmo espaço, influenciando-se mutuamente. O intuito é demonstrar que o fenômeno, que a princípio parece objeto de estudo de uma única disciplina, pode também ser estudado por outras, evidenciando que, quando diferentes moda-lidades de conhecimentos convivem em um mesmo trabalho, essas se modificam de acordo com o tipo de encontro que realizam. Para atingir tal propósito, será utilizada a noção de pensamento complexo, proposto por Edgar Morin, que valoriza e restabelece as relações entre os diversos saberes. O potencial teórico da complexidade para o campo de pesquisa em educação ambiental é um importante instrumento teórico para a educação ambiental. Pretende-se fazer, ainda, uma aproximação do conceito de rizoma de Deleuze e Guattari com o campo da Filosofia da Educação a partir dos deslocamentos efetuados por Sílvio Gallo para discutir a questão da interdisciplinaridade no ensino da educação ambiental. Desse modo, acreditamos que esse estudo poderá trazer considerações que contribuirão para uma compreensão mais complexa e multidimensional do problema ambiental, acrescentando a essa compreensão elementos até então considerados disjuntos na visão de mundo tradicional e disciplinar cartesiana. [s.d.] Artigo de Revista application/pdf http://www7.trf2.jus.br/sophia_web/index.asp?codigo_sophia=129165 Português http://www7.trf2.jus.br/sophia_web/index.asp?codigo_sophia=129165&midiaext=78259 |
institution |
TRF 2ª Região |
collection |
TRF 2ª Região |
language |
Português |
topic |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO INTERDISCIPLINARIDADE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO INTERDISCIPLINARIDADE Friede, Roy Reis, 1949- Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem |
description |
Conteúdo restrito em respeito à legislação de direitos autorais. |
format |
Artigo |
author |
Friede, Roy Reis, 1949- |
title |
Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem |
publishDate |
[s.d |
url |
http://www7.trf2.jus.br/sophia_web/index.asp?codigo_sophia=129165 |
_version_ |
1810027705702285312 |
score |
12,587216 |