Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem

Conteúdo restrito em respeito à legislação de direitos autorais.

Autor principal: Friede, Roy Reis, 1949-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: [s.d
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.trf2pint:oai:trf2.jus.br:129165
recordtype trf2
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.trf2pint:oai:trf2.jus.br:1291652020-07-21 Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem Friede, Roy Reis, 1949- EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO INTERDISCIPLINARIDADE Conteúdo restrito em respeito à legislação de direitos autorais. Os fascículos constantes no campo "FONTES-PERIÓDICO-AVULSA" não fazem parte do acervo da Biblioteca. Inclui bibliografia. Produção intelectual. O presente artigo tem como objetivo problematizar aspectos da perspectiva interdisciplinar para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Ambiental, no sentido de propor que saberes práticos e teóricos podem habitar um mesmo espaço, influenciando-se mutuamente. O intuito é demonstrar que o fenômeno, que a princípio parece objeto de estudo de uma única disciplina, pode também ser estudado por outras, evidenciando que, quando diferentes moda-lidades de conhecimentos convivem em um mesmo trabalho, essas se modificam de acordo com o tipo de encontro que realizam. Para atingir tal propósito, será utilizada a noção de pensamento complexo, proposto por Edgar Morin, que valoriza e restabelece as relações entre os diversos saberes. O potencial teórico da complexidade para o campo de pesquisa em educação ambiental é um importante instrumento teórico para a educação ambiental. Pretende-se fazer, ainda, uma aproximação do conceito de rizoma de Deleuze e Guattari com o campo da Filosofia da Educação a partir dos deslocamentos efetuados por Sílvio Gallo para discutir a questão da interdisciplinaridade no ensino da educação ambiental. Desse modo, acreditamos que esse estudo poderá trazer considerações que contribuirão para uma compreensão mais complexa e multidimensional do problema ambiental, acrescentando a essa compreensão elementos até então considerados disjuntos na visão de mundo tradicional e disciplinar cartesiana. [s.d.] Artigo de Revista application/pdf http://www7.trf2.jus.br/sophia_web/index.asp?codigo_sophia=129165 Português http://www7.trf2.jus.br/sophia_web/index.asp?codigo_sophia=129165&midiaext=78259
institution TRF 2ª Região
collection TRF 2ª Região
language Português
topic EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENSINO
INTERDISCIPLINARIDADE
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENSINO
INTERDISCIPLINARIDADE
Friede, Roy Reis, 1949-
Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem
description Conteúdo restrito em respeito à legislação de direitos autorais.
format Artigo
author Friede, Roy Reis, 1949-
title Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem
title_short Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem
title_full Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem
title_sort educação ambiental e interdisciplinaridade : saberes práticos e teóricos no processo de ensino-aprendizagem
publishDate [s.d
url http://www7.trf2.jus.br/sophia_web/index.asp?codigo_sophia=129165
_version_ 1810027705702285312
score 12,587216