proteção jurídica do patrimônio cultura diante das novas formas de conflitos armados

Dissertação apresentada à banca examinadora do Programa de Pós-Graduação em direito Ambiental da Universidade do estado do Amazonas como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Direito Ambiental.

Tipo de documento: Livro
Idioma: Português
Publicado em: Universidade do Estado Amazonas 2015
Obter o texto integral:
id 3280
recordtype dpu
spelling proteção jurídica do patrimônio cultura diante das novas formas de conflitos armados Almeida, Pedro de Paula Lopes Universidade do Estado Amazonas Livro Dissertação apresentada à banca examinadora do Programa de Pós-Graduação em direito Ambiental da Universidade do estado do Amazonas como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Direito Ambiental. O presente trabalho tem por objetivo analisar a proteção do patrimônio cultural diante das novas formas de conflitos armados. O estudo se baseia, centralmente, na análise de elementos etnográficos e históricos, de um lado, e técnico-jurídicos de outro. Desse modo, a primeira seção capítulo procura demonstrar até que ponto os elementos culturais de determinado grupo humano e suas diferenças com relação àqueles de outras coletividades estão relacionados ao advento de conflitos armados. O trabalho, embora não envolva a coleta e análise de dados primários, vale-se de bibliografia etnográfica, permitindo a construção do terreno para a análise histórica das ameaças dos conflitos armados aos bens culturais. Ainda na primeira seção, são descritas as características das formas contemporâneas de conflitos armados, em contraposição ao modelo vigente até a primeira metade do Século XX. São feitas, ainda, distinções de conflitos armados com relação a situações que não constituem esse fenômeno para os fins do presente trabalho e é examinado o fenômeno denominado de crise do status de combatente. A segunda seção tem perfil mais dogmático e ocupa-se, fundamentalmente, da análise da normativa internacional protetiva do patrimônio cultural nos casos de conflitos armados, destacando-se a Convenção de Haia de 1954 e seus protocolos adicionais. A terceira seção é dedicada ao estudo do genocídio e à destruição do patrimônio cultural decorrente de sua prática. A nota distintiva, nesse particular, é a centralidade da pessoa humana na discussão relativa à proteção internacional dos direitos humanos. Por fim, a quarta seção é dedicada à análise da tutela penal dos atos de destruição do patrimônio cultural e à relevância da aplicação do direito penal internacional para dissuadir a repetição de atos dessa natureza 2019-08-13T00:00:00Z 2015 por https://alexandria.dpu.def.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=3280 source
institution Defensoria Pública da União
collection DPU
language Português
description Dissertação apresentada à banca examinadora do Programa de Pós-Graduação em direito Ambiental da Universidade do estado do Amazonas como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Direito Ambiental.
format Livro
title proteção jurídica do patrimônio cultura diante das novas formas de conflitos armados
spellingShingle proteção jurídica do patrimônio cultura diante das novas formas de conflitos armados
title_short proteção jurídica do patrimônio cultura diante das novas formas de conflitos armados
title_full proteção jurídica do patrimônio cultura diante das novas formas de conflitos armados
title_fullStr proteção jurídica do patrimônio cultura diante das novas formas de conflitos armados
title_full_unstemmed proteção jurídica do patrimônio cultura diante das novas formas de conflitos armados
title_sort proteção jurídica do patrimônio cultura diante das novas formas de conflitos armados
publisher Universidade do Estado Amazonas
publishDate 2015
url https://alexandria.dpu.def.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=3280
isbn sem-isbn
_version_ 1821144907498127360
score 12,573978