Democracia participativa e controle administrativo

Monografia apresentada no Curso de Pós- Graduação lato sensu TeleVirtual em Curso de Especialização em Direto Constitucional - Turma 1, na modalidade Formação para Mercado de Trabalho, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Constitucional.

Autor principal: Barros, Tatiana Marques Lorenço Galvão
Outros Autores: Ramidoff, Mário Luiz
Tipo de documento: Trabalho Acadêmico
Idioma: Português
Publicado em: O Autor 2010
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.9549_4:oai::41987
recordtype TRF3
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.9549_4:oai::419872024-10-23 Democracia participativa e controle administrativo Barros, Tatiana Marques Lorenço Galvão Ramidoff, Mário Luiz 321.7 Democracia Controle administrativo Participação popular Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R) Monografia apresentada no Curso de Pós- Graduação lato sensu TeleVirtual em Curso de Especialização em Direto Constitucional - Turma 1, na modalidade Formação para Mercado de Trabalho, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Constitucional. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Anhanguera-Uniderp, São Paulo, 2010 A presente monografia propõe-se a uma discussão acerca dos institutos jurídicos e políticos da participação popular no controle da Administração Pública brasileira, pois controle popular e transparência da Administração Pública guardam relação visceral. A participação popular pode ocorrer no exercício de todas as funções do Estado, quais sejam: legislativa, jurisdicional e administrativa, mas o presente estudo volta-se apenas sobre esta última, isto é, os institutos jurídicos em que se baseia a participação do cidadão no exercício da função administrativa do Estado visando o desempenho eficiente da função administrativa. O objeto do presente estudo é eminentemente jurídico e, em face à extensão do tema proposto, foi delimitada a discussão sobre os institutos da participação popular na Administração Pública strito sensu, ou seja, o controle popular dos atos do Poder Executivo, notadamente como gestor e condutor das políticas públicas. Por fim, o que se pretende é defender a necessidade de implementação de mudanças nos sistemas de controle de recursos públicos, o que se faz ampliando os meios de participação popular direta, caminhando na direção da ampliação e consolidação da democracia no Brasil. O Autor 2010 Trabalho Acadêmico application/pdf 44p. https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/41987 Português https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/41987
institution TRF 3ª Região / SJSP
collection TRF 3ª Região / SJSP
language Português
topic 321.7
Democracia
Controle administrativo
Participação popular
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
spellingShingle 321.7
Democracia
Controle administrativo
Participação popular
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
Barros, Tatiana Marques Lorenço Galvão
Democracia participativa e controle administrativo
description Monografia apresentada no Curso de Pós- Graduação lato sensu TeleVirtual em Curso de Especialização em Direto Constitucional - Turma 1, na modalidade Formação para Mercado de Trabalho, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Constitucional.
author2 Ramidoff, Mário Luiz
format Trabalho Acadêmico
author Barros, Tatiana Marques Lorenço Galvão
title Democracia participativa e controle administrativo
title_short Democracia participativa e controle administrativo
title_full Democracia participativa e controle administrativo
title_fullStr Democracia participativa e controle administrativo
title_full_unstemmed Democracia participativa e controle administrativo
title_sort democracia participativa e controle administrativo
publisher O Autor
publishDate 2010
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/41987
_version_ 1847801850423672832
score 12,572395