Desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor e no Novo Código Civil

Palestra proferida no VI Forum Jurídico de Instituições Financeiras e na Primeira Semana do Consumidor - Faculdade de Direito do UniCeub. Brasília, 18 de Março de 2004.

Main Author: Andrighi, Fátima Nancy
Format: Palestra
Language: Português
Published: 2005
Subjects:
Online Access:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_14:oai:localhost:2011-602
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_14:oai:localhost:2011-6022023-11-15 Desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor e no Novo Código Civil Andrighi, Fátima Nancy Brasil. [Código de proteção e defesa do consumidor (1990)] Novo código civil Desconsideração da personalidade jurídica Abuso de direito Fraude Brasil. [Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990] Desconsideração da pessoa jurídica Desestimação da personalidade jurídica Disregard doctrine Palestra proferida no VI Forum Jurídico de Instituições Financeiras e na Primeira Semana do Consumidor - Faculdade de Direito do UniCeub. Brasília, 18 de Março de 2004. Examina o surgimento do conceito de personalidade jurídica e, por decorrência, do princípio da separação patrimonial entre sócio e sociedade, momento em que foi plantada a semente da teoria da desconsideração da personalidade jurídica. Salienta que, para a perfeita compreensão dessa teoria, é preciso atentar para os limites de sua incidência, ou seja, é necessário excluir o alcance da responsabilidade solidária com a pessoa jurídica. Sendo assim, a teoria da desconsideração tem lugar apenas quando o negócio praticado em nome da pessoa jurídica pelo sócio ou pelo administrador, a despeito de lícito, se isoladamente considerado, foi praticado com o intuito de lesar terceiros ou fraudar a lei. Portanto, só será praticada a desconsideração em situações excepcionais e bem configuradas. A desconsideração da personalidade, dessa forma, mostra-se como um maneira especial de reação do ordenamento jurídico ao mau uso da pessoa jurídica, que visa coibir a prática de fraude ou abuso através da personalidade jurídica, mas sem anular ou tornar nula a personificação. A doutrina e a jurisprudência brasileira já perfilham a teoria da desconsideração, aplicando, conforme o caso, as seguintes teorias: a teoria subjetiva da desconsideração, fundamentada no abuso funcional na utilização da pessoa jurídica; a teoria objetiva da desconsideração, onde prescinde-se da prova da intencionalidade do agente em fazer mau uso da pessoa jurídica, aplica-se desde que provado, tão-somente, a existência de confusão patrimonial; e a teoria da desconsideração inversa, onde desconsidera-se a personalidade jurídica da pessoa natural, para atingir o patrimônio da pessoa jurídica de quem aquela é sócia. O Código de Defesa do Consumidor adotou a teoria subjetiva, e apenas em hipóte excepcional a objetiva. O Novo Código Civil, faz referência, tanto à teoria subjetiva, como à objetiva. 2005-07-07T16:18:37Z 2005-07-07T16:18:37Z 2004 Palestra ANDRIGHI, Fátima Nancy. Desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor e no Novo Código Civil. Brasília, DF, 2004. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/602 pt_BR 71337 bytes application/pdf
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Brasil. [Código de proteção e defesa do consumidor (1990)]
Novo código civil
Desconsideração da personalidade jurídica
Abuso de direito
Fraude
Brasil. [Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990]
Desconsideração da pessoa jurídica
Desestimação da personalidade jurídica
Disregard doctrine
spellingShingle Brasil. [Código de proteção e defesa do consumidor (1990)]
Novo código civil
Desconsideração da personalidade jurídica
Abuso de direito
Fraude
Brasil. [Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990]
Desconsideração da pessoa jurídica
Desestimação da personalidade jurídica
Disregard doctrine
Andrighi, Fátima Nancy
Desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor e no Novo Código Civil
description Palestra proferida no VI Forum Jurídico de Instituições Financeiras e na Primeira Semana do Consumidor - Faculdade de Direito do UniCeub. Brasília, 18 de Março de 2004.
format Palestra
author Andrighi, Fátima Nancy
title Desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor e no Novo Código Civil
title_short Desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor e no Novo Código Civil
title_full Desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor e no Novo Código Civil
title_fullStr Desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor e no Novo Código Civil
title_full_unstemmed Desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor e no Novo Código Civil
title_sort desconsideração da personalidade jurídica no código de defesa do consumidor e no novo código civil
publishDate 2005
url http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/602
_version_ 1782654562667069440
score 12,450385