A reforma do ensino jurídico
Trata da reforma da vida universitária brasileira, e de como a área do direito está perplexa; de como tem sido comum a afirmação de que as Faculdades de Direito foram a resistência conservadora mais forte ao processo de mudança da estrutura universitária, formadora de elites dirigentes. Comenta o p...
Autor principal: | Direito, Carlos Alberto Menezes |
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Tipo de documento: | Artigo de revista |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2007
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oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_14:oai:localhost:2011-91372024-05-28 A reforma do ensino jurídico Direito, Carlos Alberto Menezes Ensino jurídico, Brasil Reforma do ensino, direito, Brasil Mercado de trabalho, direito, Brasil Faculdade de direito, Brasil Instituto superior de ensino Demanda de mão-de-obra Emprego, demanda Emprego, oferta e demanda Mão-de-obra, demanda Mão-de-obra, oferta e demanda Oferta de mão-de-obra Ocupação Direito Trata da reforma da vida universitária brasileira, e de como a área do direito está perplexa; de como tem sido comum a afirmação de que as Faculdades de Direito foram a resistência conservadora mais forte ao processo de mudança da estrutura universitária, formadora de elites dirigentes. Comenta o problema do mercado de trabalho, que começou a apresentar uma curva de oferta bem menor do que a demanda; o amadorismo docente; O CEPED e a mudança da metodologia; o aperfeiçoamento de professores e advogados, mediante a aplicação de novos métodos de ensino jurídico e a execução de pesquisas e estudos especializados no campo do Direito; o departamento de ciências jurídicas da PUC/RJ, e o papel do poder público. Conclui ressaltando que os caminhos para a renovação do ensino jurídico estão desobstruídos. É hora, portanto, de uma nova passagem, acompanhando o compasso da história. 2007-04-20T18:52:00Z 2007-04-20T18:52:00Z 1974-12 Artigo de revista DIREITO, Carlos Alberto Menezes. A reforma do ensino jurídico. Revista da Ordem dos Advogados do Brasil : Seção do Estado da Guanabara, v.1, n. 2, p. 283-293, set./dez. 1974. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/9137>. Acesso em: 20 abr. 2007. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/9137 pt_BR 77561 bytes application/pdf |
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Trata da reforma da vida universitária brasileira, e de como a área do direito está perplexa; de como tem sido comum a afirmação de que as Faculdades de Direito foram a resistência conservadora mais forte ao processo de mudança da estrutura universitária, formadora de elites dirigentes. Comenta o problema do mercado de trabalho, que começou a apresentar uma curva de oferta bem menor do que a demanda; o amadorismo docente; O CEPED e a mudança da metodologia; o aperfeiçoamento de professores e advogados, mediante a aplicação de novos métodos de ensino jurídico e a execução de pesquisas e estudos especializados no campo do Direito; o departamento de ciências jurídicas da PUC/RJ, e o papel do poder público. Conclui ressaltando que os caminhos para a renovação do ensino jurídico estão desobstruídos. É hora, portanto, de uma nova passagem, acompanhando o compasso da história. |
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