A coisa julgada e a sua flexibilização

Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do curso de especialização telepresencial e virtual em Direito Processual Civil, modalidade Formação para o Mercado de Trabalho.

Autor principal: Sousa, Benedito Fonteles de
Tipo de documento: TCC/Especialização
Idioma: Português
Publicado em: 2008
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-17488
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-174882024-05-28 A coisa julgada e a sua flexibilização Sousa, Benedito Fonteles de Coisa julgada Segurança jurídica Caso julgado Trânsito em julgado Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do curso de especialização telepresencial e virtual em Direito Processual Civil, modalidade Formação para o Mercado de Trabalho. Apresenta um breve histórico da coisa julgada e seus conceitos. Discute limites objetivos e subjetivos da coisa julgada material e sua flexibilização. Aborda os principais aspectos relacionados à segurança jurídica e as origens da insegurança jurídica. Argumenta que a coisa julgada não deve ser desconsiderada, a não ser em hipóteses excepcionais expressamente previstas em lei e lembra que a flexibilização da sentença inconstitucional passada em julgado poderá gerar grande repetição de demandas contribuindo para o congestionamento acima do razoável do Poder Judiciário. Conclui recomendando que o legislador ouça a doutrina mais abalizada e equilibrada e promova alteração no artigo 485 do Código de Processo Civil, incluindo nele a previsão da ação rescisória especial, também conhecida por rescisória secundum eventum probationis, com prazo decadencial diferenciado, como é a proposta do Professor Barbosa Moreira. Tudo isso visando resguardar a sentença transitada em julgado, ainda que inconstitucional, que deve prevalecer em face da segurança jurídica e da preservação do Estado democrático de direito. Superior Tribunal de Justiça (STJ). 2008-07-28T16:20:41Z 2008-07-28T16:20:41Z 2007 TCC/Especialização SOUSA, Benedito Fonteles de. A coisa julgada e a sua flexibilização. Brasília, DF, 2007. 35 f. Monografia (Especialização em Direito Processual Civil)- Universidade do Sul de Santa Catarina; Instituto Brasiliense de Direito Público; Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes. SOUSA, Benedito Fonteles de. A coisa julgada e a sua flexibilização. Monografia (Especialização em Direito Processual Civil)- Universidade do Sul de Santa Catarina; Instituto Brasiliense de Direito Público; Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes. BDJur, Brasília, DF, 22 julho 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/17488>. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/17488 pt_BR open access
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Coisa julgada
Segurança jurídica
Caso julgado
Trânsito em julgado
spellingShingle Coisa julgada
Segurança jurídica
Caso julgado
Trânsito em julgado
Sousa, Benedito Fonteles de
A coisa julgada e a sua flexibilização
description Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do curso de especialização telepresencial e virtual em Direito Processual Civil, modalidade Formação para o Mercado de Trabalho.
format TCC/Especialização
author Sousa, Benedito Fonteles de
title A coisa julgada e a sua flexibilização
title_short A coisa julgada e a sua flexibilização
title_full A coisa julgada e a sua flexibilização
title_fullStr A coisa julgada e a sua flexibilização
title_full_unstemmed A coisa julgada e a sua flexibilização
title_sort coisa julgada e a sua flexibilização
publishDate 2008
url http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/17488
_version_ 1806208696917688320
score 12,57598