O exame de matéria de ordem pública no recurso especial

Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para a obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil Aplicado à Atividade Profissional dos Servidores do STJ.

Autor principal: Freitas, Eliabe Chaves
Tipo de documento: TCC/Especialização
Idioma: Português
Publicado em: 2010
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-34804
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-348042024-05-28 O exame de matéria de ordem pública no recurso especial Freitas, Eliabe Chaves Recurso especial, Brasil Prequestionamento, Brasil Recurso extraordinário, Brasil Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para a obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil Aplicado à Atividade Profissional dos Servidores do STJ. Analisa o instituto do recurso, que se classificam em recursos ordinários e recursos extraordinários. Dentre os extraordinários tem-se o recurso especial para o Superior Tribunal de Justiça que tem a função de zelar pela aplicação e interpretação da legislação federal infraconstitucional em todo o território nacional, uniformizando a jurisprudência. A interposição de um recurso tem o condão de produzir vários efeitos sobre a relação processual estabelecida. Os mais comuns são o efeitos devolutivo e suspensivo, mas existem outros que foram sendo trazidos pela doutrina. É o caso do efeito translativo, que autoriza o juiz ou tribunal a julgar de ofício em situações determinadas pela lei. Superior Tribunal de Justiça (STJ). 2010-12-16T14:46:16Z 2010-12-16T14:46:16Z 2010 TCC/Especialização FREITAS, Eliabe Chaves. O exame de matéria de ordem pública no recurso especial. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil Aplicado à Atividade Profissional dos Servidores do STJ) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/34804>. Acesso em: 16 dez. 2010. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/34804 pt_BR open access
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Recurso especial, Brasil
Prequestionamento, Brasil
Recurso extraordinário, Brasil
spellingShingle Recurso especial, Brasil
Prequestionamento, Brasil
Recurso extraordinário, Brasil
Freitas, Eliabe Chaves
O exame de matéria de ordem pública no recurso especial
description Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para a obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil Aplicado à Atividade Profissional dos Servidores do STJ.
format TCC/Especialização
author Freitas, Eliabe Chaves
title O exame de matéria de ordem pública no recurso especial
title_short O exame de matéria de ordem pública no recurso especial
title_full O exame de matéria de ordem pública no recurso especial
title_fullStr O exame de matéria de ordem pública no recurso especial
title_full_unstemmed O exame de matéria de ordem pública no recurso especial
title_sort o exame de matéria de ordem pública no recurso especial
publishDate 2010
url http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/34804
_version_ 1806208737865629696
score 12,572395