A função do processo no estado democrático de direito

Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil aplicado às atividades profissionais dos Servidores do Superior Tribunal de Justiça.

Autor principal: Netto Júnior, Giovanni Fialho
Tipo de documento: TCC/Especialização
Idioma: Português
Publicado em: 2011
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-35683
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-356832024-05-28 A função do processo no estado democrático de direito Netto Júnior, Giovanni Fialho Estado democrático de direito, Brasil Devido processo legal, Brasil Legitimidade, Brasil Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil aplicado às atividades profissionais dos Servidores do Superior Tribunal de Justiça. Analisa o problema da legitimidade do instrumento do processo civil, tendo em vista sua necessária aceitação pela sociedade como meio de manifestação do poder Estatal. O ser humano, possuindo senso crítico, busca desconstituir os atos ou decisões praticados por seus semelhantes com os quais discorda, tentando demonstrar sua ilegitimidade. O processo judicial, dessa forma, como meio regular de solução de conflitos, também precisa ser legítimo para que seus meios e fins sejam respeitados e cumpridos. Essa aceitação, todavia, mesmo que intrínseca, deveria, em tese, ser alinhada com: (a) o meio do processo (apuração dos fatos), pelo chamado devido processo legal formal; (b) pelo conteúdo das decisões produzidas como decorrência dessa concatenação fática (devido processo legal material); e (c) pela aceitação das partes da decisão judicial proferida. Busca-se, assim, aferir, por meio da presente pesquisa, se é legítima a decisão que não observe alguma dessas premissas. Superior Tribunal de Justiça (STJ). 2011-02-14T18:43:42Z 2011-02-14T18:43:42Z 2010 TCC/Especialização NETTO JÚNIOR, Giovanni Fialho. A função do processo no estado democrático de direito. 2010. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito Processual Civil aplicado às atividades profissionais dos Servidores do Superior Tribunal de Justiça) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35683>. Acesso em: 14 fev. 2011. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35683 pt_BR open access
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Estado democrático de direito, Brasil
Devido processo legal, Brasil
Legitimidade, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência
spellingShingle Estado democrático de direito, Brasil
Devido processo legal, Brasil
Legitimidade, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência
Netto Júnior, Giovanni Fialho
A função do processo no estado democrático de direito
description Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil aplicado às atividades profissionais dos Servidores do Superior Tribunal de Justiça.
format TCC/Especialização
author Netto Júnior, Giovanni Fialho
title A função do processo no estado democrático de direito
title_short A função do processo no estado democrático de direito
title_full A função do processo no estado democrático de direito
title_fullStr A função do processo no estado democrático de direito
title_full_unstemmed A função do processo no estado democrático de direito
title_sort função do processo no estado democrático de direito
publishDate 2011
url http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35683
_version_ 1806208742310543360
score 12,572395