O auto das andorinhas: a justiça restaurativa na abordagem estrutural dos conflitos fundiários

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Direito.

Autor principal: Gomes, Jurema Carolina da Silveira
Tipo de documento: Dissertacao
Idioma: Português
Publicado em: Enfam 2023
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_174033:oai:localhost:2011-179752
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_174033:oai:localhost:2011-1797522023-10-29 O auto das andorinhas: a justiça restaurativa na abordagem estrutural dos conflitos fundiários Gomes, Jurema Carolina da Silveira Regularização fundiária, Brasil Processo estrutural, Brasil Regularização fundiária, aspectos jurídicos, Brasil Justiça restaurativa, Brasil Direito de propriedade Direito à moradia, Brasil Habitação, aspectos jurídicos Brasil Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Direito. Orientadora: Profa. Dra. Taís Schilling Ferraz. Coorientador: Prof. Dr. Erisevelton Silva Lima. Investiga a crise de moradia no Brasil, abordando a problemática tanto do ponto de vista literário quanto do jurídico. O cordel "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto, é utilizado de forma alegórica e como ferramenta analítica para retratar a condição de miséria e de privação de direitos básicos, personificada na figura de Severino, correlacionada à realidade dos desabrigados e invisíveis na sociedade brasileira atual. A crise habitacional é retratada não apenas como uma série de questões individualizadas, mas sim como um problema estrutural, que exige uma abordagem integrada e sistêmica. A Justiça Restaurativa, nesta dissertação, é proposta como uma estratégia possível para tratar litígios estruturais relacionados a conflitos fundiários. A pesquisa argumenta que a junção dessas abordagens pode auxiliar na construção de respostas criativas e diferenciadas e ter um impacto positivo no acesso à moradia, um direito social e fundamental garantido pela Constituição da República. O estudo de caso, ferramenta metodológica principal desta pesquisa, foi utilizado para examinar a aplicabilidade prática do paradigma restaurativo no Processo Estrutural. A pesquisa perpassa a crise habitacional no Brasil, a conceituação de problemas e de demandas estruturais, a compreensão da Justiça Restaurativa e o simbolismo do lar. O método empregado foi construído a partir de um referencial teórico robusto, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, e de uma abordagem empírica, que incluiu o acompanhamento de um grupo focal e um estudo de caso de um processo em trâmite na 1ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa/PR. Desta forma, com esta pesquisa, pretende-se contribuir para a discussão sobre Justiça Restaurativa, processos estruturais e implementação de políticas públicas voltadas para a garantia do direito social à moradia. Diante da ausência de publicações sobre a correlação dos princípios da Justiça Restaurativa com processo estrutural de regularização fundiária, espera-se que a pesquisa seja referencial bibliográfico sobre o tema. 2023-10-17T20:27:37Z 2023-10-17T20:27:37Z 2023 Dissertacao https://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/179752 pt-BR Enfam
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Regularização fundiária, Brasil
Processo estrutural, Brasil
Regularização fundiária, aspectos jurídicos, Brasil
Justiça restaurativa, Brasil
Direito de propriedade
Direito à moradia, Brasil
Habitação, aspectos jurídicos Brasil
spellingShingle Regularização fundiária, Brasil
Processo estrutural, Brasil
Regularização fundiária, aspectos jurídicos, Brasil
Justiça restaurativa, Brasil
Direito de propriedade
Direito à moradia, Brasil
Habitação, aspectos jurídicos Brasil
Gomes, Jurema Carolina da Silveira
O auto das andorinhas: a justiça restaurativa na abordagem estrutural dos conflitos fundiários
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Direito.
format Dissertacao
author Gomes, Jurema Carolina da Silveira
title O auto das andorinhas: a justiça restaurativa na abordagem estrutural dos conflitos fundiários
title_short O auto das andorinhas: a justiça restaurativa na abordagem estrutural dos conflitos fundiários
title_full O auto das andorinhas: a justiça restaurativa na abordagem estrutural dos conflitos fundiários
title_fullStr O auto das andorinhas: a justiça restaurativa na abordagem estrutural dos conflitos fundiários
title_full_unstemmed O auto das andorinhas: a justiça restaurativa na abordagem estrutural dos conflitos fundiários
title_sort o auto das andorinhas: a justiça restaurativa na abordagem estrutural dos conflitos fundiários
publisher Enfam
publishDate 2023
url https://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/179752
_version_ 1806132328630583296
score 12,572395