Propaganda eleitoral e sua incidência
Discorre sobre a aplicação da legislação na propaganda eleitoral na imprensa escrita, no rádio, na televisão e na internet. Apresenta a classificação da propaganda política nas modalidades de propaganda eleitoral, partidária e institucional, estabelecendo as diferenças conceituais e práticas das pro...
Principais autores: | Agra, Walber de Moura, Velloso, Carlos |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2015
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oai:bdjur.stj.jus.br.col_bdtse_4134:oai:localhost:bdtse-2932023-10-31 Propaganda eleitoral e sua incidência Agra, Walber de Moura Velloso, Carlos Propaganda eleitoral Imprensa Televisão Internet Rádio Discorre sobre a aplicação da legislação na propaganda eleitoral na imprensa escrita, no rádio, na televisão e na internet. Apresenta a classificação da propaganda política nas modalidades de propaganda eleitoral, partidária e institucional, estabelecendo as diferenças conceituais e práticas das propagandas eleitoral e partidária. Informa que a primeira se realiza em momentos pré-eleitorais, com intenção da conquista de votos nos pleitos, e a segunda é permanente e busca continuamente divulgar ideias da agremiação para cooptar militantes e simpatizantes. A propaganda institucional é a publicidade de atos, obras, campanhas, serviços de órgãos públicos, com finalidade educativa, informativa ou de orientação social. Ressalta que a legislação eleitoral regulamenta detalhadamente a propaganda eleitoral para que seja realizada de maneira paritária pelos candidatos, na tentativa de evitar o abuso do poder econômico. 2015-06-11T14:51:14Z 2015-06-11T14:51:14Z 2010 Artigo AGRA, Walber de Moura; VELLOSO, Carlos. Propaganda eleitoral e sua incidência. Estudos eleitorais, Brasília, DF, v. 5, n. 1, p. 37-64, jan./abr. 2010. http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/293 pt_BR Estudos Eleitorais : vol. 5, n. 1 (jan./abr. 2010) Estudos Eleitorais http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/1054 28 p. |
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Discorre sobre a aplicação da legislação na propaganda eleitoral na imprensa escrita, no rádio, na televisão e na internet. Apresenta a classificação da propaganda política nas modalidades de propaganda eleitoral, partidária e institucional, estabelecendo as diferenças conceituais e práticas das propagandas eleitoral e partidária. Informa que a primeira se realiza em momentos pré-eleitorais, com intenção da conquista de votos nos pleitos, e a segunda é permanente e busca continuamente divulgar ideias da agremiação para cooptar militantes e simpatizantes. A propaganda institucional é a publicidade de atos, obras, campanhas, serviços de órgãos públicos, com finalidade educativa, informativa ou de orientação social.
Ressalta que a legislação eleitoral regulamenta detalhadamente a propaganda eleitoral para que seja realizada de maneira paritária pelos candidatos, na tentativa de evitar o abuso do poder econômico. |
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