Financiamento de campanhas e desempenho eleitoral no Brasil : análise das contribuições de pessoas físicas, jurídicas e partidos políticos às eleições de 2008 nas capitais de Estado
Trata do financiamento de campanhas eleitorais. Considerado um ponto central das democracias representativas, recursos financeiros para partidos e candidatos geram campanhas eleitorais mais ou menos igualitárias. Estudos mostram que, quanto maior a participação do Estado nas receitas dos partidos, m...
Autor principal: | Cervi, Emerson Urizzi |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Trata do financiamento de campanhas eleitorais. Considerado um ponto central
das democracias representativas, recursos financeiros para partidos e candidatos geram
campanhas eleitorais mais ou menos igualitárias. Estudos mostram que, quanto maior a
participação do Estado nas receitas dos partidos, maior a distância entre eles e a sociedade
civil. O objetivo é verificar a relação entre desempenho eleitoral e fontes de financiamento
das campanhas. O trabalho divide as fontes em três grupos: estatal, empresas (pessoas
jurídicas) e pessoas físicas. A partir da análise das prestações de contas dos 173 candidatos
a prefeito nas 26 capitais brasileiras em 2008, são apresentados resultados sobre o impacto
dos tipos de doadores no desempenho dos partidos. Demonstra-se que as doações de
pessoa jurídica apresentam maior correlação com candidaturas bem-sucedidas, sendo
esta a origem da desigualdade. |
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