Financiamento de campanhas e desempenho eleitoral no Brasil : análise das contribuições de pessoas físicas, jurídicas e partidos políticos às eleições de 2008 nas capitais de Estado

Trata do financiamento de campanhas eleitorais. Considerado um ponto central das democracias representativas, recursos financeiros para partidos e candidatos geram campanhas eleitorais mais ou menos igualitárias. Estudos mostram que, quanto maior a participação do Estado nas receitas dos partidos, m...

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Autor principal: Cervi, Emerson Urizzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
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Resumo: Trata do financiamento de campanhas eleitorais. Considerado um ponto central das democracias representativas, recursos financeiros para partidos e candidatos geram campanhas eleitorais mais ou menos igualitárias. Estudos mostram que, quanto maior a participação do Estado nas receitas dos partidos, maior a distância entre eles e a sociedade civil. O objetivo é verificar a relação entre desempenho eleitoral e fontes de financiamento das campanhas. O trabalho divide as fontes em três grupos: estatal, empresas (pessoas jurídicas) e pessoas físicas. A partir da análise das prestações de contas dos 173 candidatos a prefeito nas 26 capitais brasileiras em 2008, são apresentados resultados sobre o impacto dos tipos de doadores no desempenho dos partidos. Demonstra-se que as doações de pessoa jurídica apresentam maior correlação com candidaturas bem-sucedidas, sendo esta a origem da desigualdade.