Razão e emoção nas estratégias eleitorais : a campanha à prefeitura de Curitiba em 2016 no Facebook

Analisa as estratégias retóricas presentes em 2701 publicações veiculadas nas páginas oficiais de Facebook dos candidatos que concorreram à Prefeitura de Curitiba em 2016. A pesquisa é pautada por três questões: 1) Do ponto de vista da comunicação estratégica, quais os objetivos expressos nas public...

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Principais autores: Miola, Edna, Marques, Francisco Paulo Jamil
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2018
Assuntos:
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Resumo: Analisa as estratégias retóricas presentes em 2701 publicações veiculadas nas páginas oficiais de Facebook dos candidatos que concorreram à Prefeitura de Curitiba em 2016. A pesquisa é pautada por três questões: 1) Do ponto de vista da comunicação estratégica, quais os objetivos expressos nas publicações?; 2) Quais apelos racionais foram acionados nos posts?; 3) Quais apelos emocionais e de memorização se mostraram mais relevantes nas postagens? A grade analítica propõe categorias associadas a essas três dimensões a fim de mensurar a frequência de conteúdos e de permitir a comparação entre os concorrentes. Aponta-se que a campanha online se mostrou predominantemente informativa. Do ponto de vista das propostas, no entanto, a maioria daquelas apresentadas foi de baixa sofisticação. O uso de narrativas (típicas de conteúdos com apelos emocionais) mostrou-se pouco frequente; as estratégias ligadas à memorização foram utilizadas intensamente, mas de modo heterogêneo.