Marketing eleitoral e HGPE em Goiás
Aborda as mudanças estéticas e técnicas ocorridas na forma de se fazer propaganda eleitoral na televisão em Goiás, em decorrência da introdução paulatina das técnicas do Marketing Eleitoral no Estado. A pesquisa empírica é feita através do comparativo estatístico de uma amostra do Horário de Propaga...
Principais autores: | Fernandes, Luiz Carlos do Carmo, Tomazett, Lourenço |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Aborda as mudanças estéticas e técnicas ocorridas na forma de se
fazer propaganda eleitoral na televisão em Goiás, em decorrência da introdução paulatina
das técnicas do Marketing Eleitoral no Estado. A pesquisa empírica é feita através do
comparativo estatístico de uma amostra do Horário de Propaganda Eleitoral Gratuito no
período compreendido entre 1986 e 2002, envolvendo três candidatos ao cargo majoritário
em três eleições, ocorridas num intervalo de tempo de 16 anos. A análise demonstra que
houve modificações consideráveis na forma de buscar o convencimento do eleitorado
nos programas de televisão, principalmente na parte técnica e estética. Percebeu-se o
esvaziamento paulatino do discurso político-ideológico e a valorização das técnicas
midiatizantes, que transformam o embate televisivo em um espetáculo onde as imagens
sobrepuseram-se ao conteúdo. Além disso, o trabalho confirma que a introdução do
marketing eleitoral se deu obedecendo aos padrões mundiais e nacionais, que têm como
ícone dos Estados Unidos. Mas isso aconteceu preservando traços da cultura política
local. |
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