Resumo: |
A campanha eleitoral tem datas estabelecidas. Mas, vislumbrando uma futura reeleição e a visibilidade oferecida pela comunicação online e, consequentemente, o estreitamento de vínculos entre representantes e representados, os atores políticos têm apostado na exposição pública durante o mandato. Embora não seja recente, a aparição pública tem se dado de forma bastante enfática nas redes sociais (VASKO & TRILLING, 2019; MASSUCHIN & SILVA, 2019; JOATHAN, 2020; JOATHAN & LILLEKER, 2020). Essa prática é denominada de campanha permanente (HECLO, 2000), ou seja, uma comunicação constante de agentes públicos voltada para a busca incessante de visibilidade e formação de imagem ao longo dos mandatos. Para isso, existem diversas estratégias (JOATHAN & LILLEKER, 2020), sendo que uma delas é a partir da prestação de contas por meio de ferramentas da comunicação, o que pode gerar engajamento dos cidadãos. Partindo destes dois conceitos, busca-se analisar como os gestores brasileiros utilizam suas próprias fanpages no Facebook, a fim de oferecer prestação de contas da gestão. Para tanto, foram analisados 1491 posts de 27 governadores a partir de indicadores de prestação de contas e dados de engajamento.
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