Os atores que integram o ecossistema de campanha : um estudo de caso das eleições municipais de Curitiba de 2016

Mapeia a rede oficial da campanha municipal de Curitiba de 2016 no Facebook. Com as expressivas mudanças na legislação sobre o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), ocorridas em 2015 e vigentes em 2016, a internet se tornou uma aliada ainda mais preponderante dos candidatos. Por meio da c...

ver mais

Autor principal: Tavares, Camilla Quesada
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2021
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Mapeia a rede oficial da campanha municipal de Curitiba de 2016 no Facebook. Com as expressivas mudanças na legislação sobre o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), ocorridas em 2015 e vigentes em 2016, a internet se tornou uma aliada ainda mais preponderante dos candidatos. Por meio da campanha online, sem limites de tempo e espaço, é possível criar uma rede de apoio muito mais difusa e eficiente para fazer o conteúdo político chegar até o eleitor. Além disso, possibilita que outros atores entrem nesse processo de fazer a mediação de conteúdos, para além dos próprios veículos jornalísticos tradicionais. Assim, buscamos compreender quais agentes compõem a rede política da campanha municipal curitibana, algo ainda pouco explorado. A metodologia que se utiliza é a análise de redes (MONGE; CONTRACTOR, 2013; RECUERO; BASTOS; ZAGO, 2015; FU, 2016), que permite visualizar a rede de interação entre esses atores. Os resultados parciais demonstram que a rede oficial de campanha é construída basicamente a partir de apoiadores políticos; veículos jornalísticos, blogueiros e movimentos sociais aparecem pouco entre os agentes identificados.