O processo orçamentário federal e a execução das despesas em dezembro : estratégia de planejamento orçamentário?

O artigo analisa o processo orçamentário do Governo Federal brasileiro e a prática recorrente de se concentrar a execução das despesas em dezembro, para pagá-las nos exercícios seguintes, inscrevendo-as, assim, em restos a pagar. Visto pelos gestores como estratégia de planejamento orçamentário, o a...

ver mais

Principais autores: Alves, Marco Antonio, Pederiva, João Henrique
Tipo de documento: Texto
Publicado em: Brasília : Senado Federal, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle 2016
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_id_300010:oai:www2.senado.gov.br:id-519436
recordtype sf
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_id_300010:oai:www2.senado.gov.br:id-5194362024-10-28 O processo orçamentário federal e a execução das despesas em dezembro : estratégia de planejamento orçamentário? Alves, Marco Antonio Pederiva, João Henrique Orçamento público, aspectos jurídicos, Brasil Execução orçamentária Lei orçamentária anual (LOA), análise comparativa Crédito adicional O artigo analisa o processo orçamentário do Governo Federal brasileiro e a prática recorrente de se concentrar a execução das despesas em dezembro, para pagá-las nos exercícios seguintes, inscrevendo-as, assim, em restos a pagar. Visto pelos gestores como estratégia de planejamento orçamentário, o aumento excessivo desses passivos constitui preocupação para a União, que convive com um orçamento paralelo. João Henrique Pederiva e Marco Antonio Alves 2016-04-27T16:34:07Z 2016 Texto Artigo http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/519436 (Orçamento em Discussão ; n. 25) 23 p. application/pdf Brasília : Senado Federal, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle
institution Senado Federal
collection Senado Federal
topic Orçamento público, aspectos jurídicos, Brasil
Execução orçamentária
Lei orçamentária anual (LOA), análise comparativa
Crédito adicional
spellingShingle Orçamento público, aspectos jurídicos, Brasil
Execução orçamentária
Lei orçamentária anual (LOA), análise comparativa
Crédito adicional
Alves, Marco Antonio
Pederiva, João Henrique
O processo orçamentário federal e a execução das despesas em dezembro : estratégia de planejamento orçamentário?
description O artigo analisa o processo orçamentário do Governo Federal brasileiro e a prática recorrente de se concentrar a execução das despesas em dezembro, para pagá-las nos exercícios seguintes, inscrevendo-as, assim, em restos a pagar. Visto pelos gestores como estratégia de planejamento orçamentário, o aumento excessivo desses passivos constitui preocupação para a União, que convive com um orçamento paralelo.
format Texto
author Alves, Marco Antonio
Pederiva, João Henrique
title O processo orçamentário federal e a execução das despesas em dezembro : estratégia de planejamento orçamentário?
title_short O processo orçamentário federal e a execução das despesas em dezembro : estratégia de planejamento orçamentário?
title_full O processo orçamentário federal e a execução das despesas em dezembro : estratégia de planejamento orçamentário?
title_fullStr O processo orçamentário federal e a execução das despesas em dezembro : estratégia de planejamento orçamentário?
title_full_unstemmed O processo orçamentário federal e a execução das despesas em dezembro : estratégia de planejamento orçamentário?
title_sort o processo orçamentário federal e a execução das despesas em dezembro : estratégia de planejamento orçamentário?
publisher Brasília : Senado Federal, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle
publishDate 2016
url http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/519436
_version_ 1814167702522036224
score 12,572524