Infidelidade partidária e proteção da confiança

Afirma que os partidos políticos compõem um corpo indispensável ao atual processo democrático participativo, não apenas porque expressam a multiplicidade de interesses e aspirações dos distintos grupos sociais, mas, sobretudo, porque concorrem para a formação da opinião pública, para o recrutamento...

ver mais

Autor principal: Lewandowski, Enrique Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2016
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-1252
recordtype tse
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-12522020-06-02 Infidelidade partidária e proteção da confiança Lewandowski, Enrique Ricardo Partido político Fidelidade partidária Perda de mandato eletivo Brasil Princípio da segurança jurídica Afirma que os partidos políticos compõem um corpo indispensável ao atual processo democrático participativo, não apenas porque expressam a multiplicidade de interesses e aspirações dos distintos grupos sociais, mas, sobretudo, porque concorrem para a formação da opinião pública, para o recrutamento de líderes, com a seleção de candidatos aos cargos eletivos, bem como para a mediação entre o governo e o povo. A fidelidade partidária é ressaltada por representar passo importante para o fortalecimento do sistema partidário brasileiro. Demonstra a relação entre segurança jurídica e proteção da confiança com o tema da perda de mandato por infidelidade, defendendo o respeito às situações consolidadas, sob pena de solapamento da confiança dos cidadãos nas instituições, com as consequências nefastas que isso pode acarretar para o convívio social. 2016-08-01T21:59:15Z 2016-08-01T21:59:15Z 2010 Artigo LEWANDOWSKI, Enrique Ricardo. Infidelidade partidária e proteção da confiança. Estudos Eleitorais, Brasília, DF, v. 5, n. 1, p. 9-20, jan./abr. 2010. http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/1252 pt_BR Estudos Eleitorais : vol. 5, n. 1 (jan./abr. 2010) http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/1054 12 p.
institution TSE
collection TSE
language Português
topic Partido político
Fidelidade partidária
Perda de mandato eletivo
Brasil
Princípio da segurança jurídica
spellingShingle Partido político
Fidelidade partidária
Perda de mandato eletivo
Brasil
Princípio da segurança jurídica
Lewandowski, Enrique Ricardo
Infidelidade partidária e proteção da confiança
description Afirma que os partidos políticos compõem um corpo indispensável ao atual processo democrático participativo, não apenas porque expressam a multiplicidade de interesses e aspirações dos distintos grupos sociais, mas, sobretudo, porque concorrem para a formação da opinião pública, para o recrutamento de líderes, com a seleção de candidatos aos cargos eletivos, bem como para a mediação entre o governo e o povo. A fidelidade partidária é ressaltada por representar passo importante para o fortalecimento do sistema partidário brasileiro. Demonstra a relação entre segurança jurídica e proteção da confiança com o tema da perda de mandato por infidelidade, defendendo o respeito às situações consolidadas, sob pena de solapamento da confiança dos cidadãos nas instituições, com as consequências nefastas que isso pode acarretar para o convívio social.
format Artigo
author Lewandowski, Enrique Ricardo
title Infidelidade partidária e proteção da confiança
title_short Infidelidade partidária e proteção da confiança
title_full Infidelidade partidária e proteção da confiança
title_fullStr Infidelidade partidária e proteção da confiança
title_full_unstemmed Infidelidade partidária e proteção da confiança
title_sort infidelidade partidária e proteção da confiança
publishDate 2016
url http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/1252
_version_ 1806195287392256000
score 12,572395