Representação política não-eleitoral em uma perspectiva processual : discursividade e estratégia no debate sobre a educação de surdos
Discute a noção de representação política não eleitoral a partir de uma perspectiva comunicacional, com ênfase na processualidade e na discursividade do ato de representar (Saward, 2010). Analisamos o debate sobre qual o melhor modelo de escola para as pessoas surdas buscando responder o que, quem e...
Principais autores: | Garcêz, Regiane Lucas de Oliveira, Maia, Rousiley Celi Moreira |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Discute a noção de representação política não eleitoral a partir de uma
perspectiva comunicacional, com ênfase na processualidade e na discursividade do ato de representar
(Saward, 2010). Analisamos o debate sobre qual o melhor modelo de escola para as pessoas surdas
buscando responder o que, quem e o quê se representa. A partir do mapeamento dos representative
claims (demandas por representação) realizamos uma análise sistêmica dos proferimentos a) de um
grupo fechado de lideranças surdas do Facebook, b) de uma audiência pública do judiciário e c) do GT de
Educação da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Conclui-se que a definição do
grupo de representados e a defesa de determinado modelo de escola são fluidas e móveis, a depender
das audiências, levando em conta a dimensão estratégica quanto a discursiva. |
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