Representação política não-eleitoral em uma perspectiva processual : discursividade e estratégia no debate sobre a educação de surdos

Discute a noção de representação política não eleitoral a partir de uma perspectiva comunicacional, com ênfase na processualidade e na discursividade do ato de representar (Saward, 2010). Analisamos o debate sobre qual o melhor modelo de escola para as pessoas surdas buscando responder o que, quem e...

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Principais autores: Garcêz, Regiane Lucas de Oliveira, Maia, Rousiley Celi Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
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Resumo: Discute a noção de representação política não eleitoral a partir de uma perspectiva comunicacional, com ênfase na processualidade e na discursividade do ato de representar (Saward, 2010). Analisamos o debate sobre qual o melhor modelo de escola para as pessoas surdas buscando responder o que, quem e o quê se representa. A partir do mapeamento dos representative claims (demandas por representação) realizamos uma análise sistêmica dos proferimentos a) de um grupo fechado de lideranças surdas do Facebook, b) de uma audiência pública do judiciário e c) do GT de Educação da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Conclui-se que a definição do grupo de representados e a defesa de determinado modelo de escola são fluidas e móveis, a depender das audiências, levando em conta a dimensão estratégica quanto a discursiva.