Incentivos para a fragmentação e a nacionalização do sistema partidário a partir do horário eleitoral gratuito no Brasil
Analisa a relevância e o impacto do horário de propaganda gratuita sobre o sistema partidário no Brasil. Mostra inicialmente porque a propaganda em rádio e TV é um recurso importante para os partidos políticos. Rádios e TVs abertas têm grande capilaridade na sociedade brasileira e são canais importa...
Principais autores: | Speck, Bruno Wilhelm, Campos, Mauro Macedo |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Analisa a relevância e o impacto do horário de propaganda gratuita sobre o sistema partidário no Brasil. Mostra inicialmente porque a propaganda em rádio e TV é um recurso importante para os partidos políticos. Rádios e TVs abertas têm grande
capilaridade na sociedade brasileira e são canais importantes de comunicação para alcançar
o cidadão. A partir de uma breve retrospectiva sobre as regras a respeito do horário gratuito
após a redemocratização, mostramos que a instituição da propaganda política gratuita, que
tem uma longa tradição no Brasil, é hoje um recurso central na disputa política. Para precificar
este espaço gratuito recorremos a cálculos a partir do mercado publicitário. Depois argumenta
que a forma de acesso e distribuição dos recursos midiáticos contribui tanto para
o elevado número de partidos como também para a nacionalização do sistema partidário
no país. A distribuição do horário eleitoral favorece os partidos pequenos em relação aos
grandes. A uniformidade da alocação do tempo em todos os pleitos e circunscrições leva pequenas
siglas a buscarem a nacionalização e freia o crescimento desproporcional de partidos
em regiões específicas. Conclui questionando a validade da teoria da cartelização partidária para o caso brasileiro. |
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