Uma eleição de piados autocentrados : análise do uso do Twitter nas cibercampanhas paulistanas em 2016
Com o objetivo de observar os usos do Twitter nas eleições municipais de São Paulo de 2016 pelos principais candidatos/as à prefeito, esse artigo apresenta uma análise predominantemente quantitativa das cibercampanhas realizadas por Celso Russomano (PRB), Fernando Haddad (PT), João Dória (PSDB), Lui...
Principais autores: | Penteado, Claudio Luis de Camargo, Bachini, Natasha, Chicarino, Tathiana Senne, Malina, Pedro, Lobo, Denis Carneiro |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Com o objetivo de observar os usos do Twitter nas eleições municipais de
São Paulo de 2016 pelos principais candidatos/as à prefeito, esse artigo apresenta
uma análise predominantemente quantitativa das cibercampanhas realizadas
por Celso Russomano (PRB), Fernando Haddad (PT), João Dória (PSDB), Luiza
Erundina (PSOL), Marta Suplicy (PMDB), Major Olímpio (Solidariedade) e
Ricardo Young (Rede) nessa mídia social. A partir dos dados coletados pelas
equipes do NEAMP (PUC/SP - Brasil) e DMCR (QUT - Austrália) e de técnicas
de análise para Big Data, verificamos as continuidades e mudanças nas estratégias
das cibercampanhas em comparação com pleitos anteriores, bem como as
interações entre os candidatos/as e os seus seguidores. Nossa principal constatação
fora que enquanto o debate político se amplia nas mídias sociais de modo geral,
as cibercampanhas no Twitter se tornam cada vez menos dialógicas e cada vez mais
propagandísticas. |
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