Campanhas eleitorais em sociedades midiáticas : articulando e revisando conceitos
Busca elucidar as razões e significados assumidos pelas campanhas eleitorais em momentos decisivos das democracias de público contemporâneas. O uso intensivo de pesquisas e do marketing, a centralidade dos meios de massa, a profissionalização dos participantes, a personalização e o uso de apelo publ...
Autor principal: | Ribeiro, Pedro Floriano |
---|---|
Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
Busca elucidar as razões e significados assumidos pelas campanhas eleitorais em momentos decisivos das democracias de público contemporâneas. O uso intensivo de pesquisas e do marketing, a centralidade dos meios de massa, a
profissionalização dos participantes, a personalização e o uso de apelo publicitário sedutor-emotivo emergem
como as principais características das campanhas eleitorais modernas; tais aspectos só podem ser
corretamente apreendidos em seus atributos e fatores causais se se conferir especial atenção às alterações
mais profundas e significativas que as antecederam e que fizeram emergir o que aqui chamamos de "sociedades
midiáticas". Nessas sociedades, a videopolítica sartoriana assume papel fulcral, inclusive para a
operacionalização da nova forma de governo representativo nelas dominante, qual seja, a democracia de
público. Este artigo conclui - na contramão daqueles que enxergam as campanhas modernizadas como
obras de políticos apolíticos e publicitários oportunistas - que os novos modos do agir político representam
apenas a ponta de um iceberg que possui em sua base transformações de ordem societal, política e
tecnológica muito mais profundas. |
---|