"Politics 3.0"? De @realDonaldTrump para as eleições de 2018 no Brasil

Averigua o estágio mais recente das campanhas online em eleições presidenciais, do ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicação política em redes digitais. Para tanto, pretendemos traçar um panorama histórico do uso das tecnologias digitais de comunic...

ver mais

Principais autores: Ituassu, Arthur, Lifschitz, Sergio, Capone, Letícia, Mannheimer, Vivian
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2018
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Averigua o estágio mais recente das campanhas online em eleições presidenciais, do ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicação política em redes digitais. Para tanto, pretendemos traçar um panorama histórico do uso das tecnologias digitais de comunicação em campanhas eleitorais nos Estados Unidos e analisar quatro aspectos que ganharam notoriedade na vitória de Donald Trump em 2016: 1) a estratégia de mídias sociais; 2) as fake news; 3) o Big Data; e 4) a influência externa. Em seguida, produzimos uma contextualização sobre o papel da comunicação digital nas campanhas no Brasil enfatizando, no ambiente local, os elementos que se destacaram no pleito norte-americano. Ao fim, a intenção é levantar algumas questões que esses mesmos elementos possam gerar às democracias contemporâneas, com especial atenção ao caso brasileiro, ressaltando a importância do ambiente eleitoral, da informação política e do debate público para o desenvolvimento democrático das sociedades.