"Politics 3.0"? De @realDonaldTrump para as eleições de 2018 no Brasil
Averigua o estágio mais recente das campanhas online em eleições presidenciais, do ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicação política em redes digitais. Para tanto, pretendemos traçar um panorama histórico do uso das tecnologias digitais de comunic...
Principais autores: | Ituassu, Arthur, Lifschitz, Sergio, Capone, Letícia, Mannheimer, Vivian |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Outro |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Averigua o estágio mais recente das campanhas online em eleições presidenciais, do ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicação política em redes digitais. Para tanto,
pretendemos traçar um panorama histórico do uso das tecnologias digitais de
comunicação em campanhas eleitorais nos Estados Unidos e analisar quatro
aspectos que ganharam notoriedade na vitória de Donald Trump em 2016: 1) a
estratégia de mídias sociais; 2) as fake news; 3) o Big Data; e 4) a influência externa.
Em seguida, produzimos uma contextualização sobre o papel da comunicação digital
nas campanhas no Brasil enfatizando, no ambiente local, os elementos que se
destacaram no pleito norte-americano. Ao fim, a intenção é levantar algumas
questões que esses mesmos elementos possam gerar às democracias
contemporâneas, com especial atenção ao caso brasileiro, ressaltando a importância
do ambiente eleitoral, da informação política e do debate público para o
desenvolvimento democrático das sociedades. |
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