Campanha eleitoral no Twitter : as estratégias dos candidatos na disputa para a prefeitura de Curitiba em 2016

Verifica de que forma as postagens no Twitter dos candidatos se alteraram durante o período eleitoral. Procura identificar em que sentido fatores paralelos, tais como debates e pesquisas eleitorais, podem alterar a utilização do Twitter pelos candidatos. Desta forma, duas hipóteses de pesquisa são a...

ver mais

Autor principal: Herman, Fellipe
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Verifica de que forma as postagens no Twitter dos candidatos se alteraram durante o período eleitoral. Procura identificar em que sentido fatores paralelos, tais como debates e pesquisas eleitorais, podem alterar a utilização do Twitter pelos candidatos. Desta forma, duas hipóteses de pesquisa são apresentadas: 1) nos dias em que são realizados os debates, os candidatos utilizam o Twitter com maior intensidade; e 2) debates e divulgações de pesquisas provocam alterações nos temas postados pelos candidatos. Para tal fim, foram analisados 1807 tweets, postados pelos candidatos durante o período oficial de campanha, entre 16 de agosto e 1 de outubro de 2016. As postagens foram analisadas quantitativamente e qualitativamente, através da análise de conteúdo, tendo sido distribuídas em sete temas: Agenda e eventos, Imagem pessoal, Posicionamento, Campanha negativa, Mobilização e engajamento, Promessas e projetos e Outros. Entre os resultados encontrados, verifica-se que os debates provocaram um aumento na quantidade de tweets postados pelos candidatos nos dias correspondentes a tais eventos. Outro achado é que a divulgação de pesquisas eleitorais causou o aumento da quantidade de mensagens referentes ao tema da campanha negativa postadas pelos candidatos que não lideravam as pesquisas.