O impacto da propaganda negativa na decisão do voto
Investiga o impacto das campanhas eleitorais na decisão do voto. Este assunto é de extrema relevância dado que, até recentemente, prevalecia a ideia de que as campanhas exerciam "efeito mínimo" sobre a opinião dos eleitores. A proposta é investigar especificamente o impacto que a propagand...
| Autor principal: | Borba, Felipe |
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| Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
| Tipo de documento: | Outro |
| Idioma: | Português |
| Publicado em: |
2020
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| Assuntos: | |
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| Resumo: |
Investiga o impacto das campanhas eleitorais na decisão do voto. Este assunto é de extrema relevância dado que, até recentemente, prevalecia a ideia de que as campanhas exerciam "efeito mínimo" sobre a opinião dos eleitores. A proposta é investigar especificamente o impacto que a propaganda negativa exerce sobre os índices de intenção de voto dos candidatos. O modelo é construído com base nos trackings eleitorais feitos pela Analítica Consultoria durante as eleições presidenciais de 2010, combinados com a análise de conteúdo da propaganda política (HGPE e Spots) e a cobertura eleitoral dos jornais Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e O Globo. Paralelamente, o trabalho oferece uma discussão sobre a percepção dos eleitores a respeito da propaganda negativa e como essa percepção estimula dilemas entre os candidatos na hora de atacar seus adversários. |
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