Uma proposta metodológica de análise de campanhas eleitorais on- line e um teste empírico

Apresenta uma proposta metodológica para análise do uso das novas mídias em eleições. Por serem mecanismos recentes nos processos de debate eleitoral e permitirem uma relação direta e mais interativa entre candidato e eleitor, o uso de websites, blogs, microblogs e comunidades virtuais pelos candida...

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Principais autores: Braga, Sérgio Soares, Cervi, Emerson Urizzi, Becher, André Roberto
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
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Resumo: Apresenta uma proposta metodológica para análise do uso das novas mídias em eleições. Por serem mecanismos recentes nos processos de debate eleitoral e permitirem uma relação direta e mais interativa entre candidato e eleitor, o uso de websites, blogs, microblogs e comunidades virtuais pelos candidatos despertam cada vez mais a atenção dos pesquisadores. O objetivo do texto é propor a transformação de conceitos analíticos em variáveis empíricas e, em seguida, apresentar um teste empírico da metodologia proposta com resultados de pesquisas sobre o uso das novas mídias pelos candidatos às eleições majoritárias no pleito de outubro de 2010 no Brasil. Propõe a organização de três grandes conjuntos de variáveis: i) descrição topográfica e de design dos websites e redes sociais; ii) análise de conteúdo das postagens dos candidatos; iii) descrição das participações dos internautas.