Horário gratuito de propaganda eleitoral e a formação da opinião pública
Discute o perfil da audiência do horário gratuito de propaganda eleitoral e seus efeitos sobre o nível de conhecimento a respeito dos candidatos, as suas propostas e os temas debatidos nas campanhas. Para isso, analisa um conjunto de pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha entre 1989 e 2014 qu...
| Principais autores: | Borba, Felipe, Aldé, Alessandra |
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| Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
| Tipo de documento: | Outro |
| Idioma: | Português |
| Publicado em: |
2020
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| Assuntos: | |
| Obter o texto integral: |
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| Resumo: |
Discute o perfil da audiência do horário gratuito de propaganda eleitoral e seus efeitos sobre o nível de conhecimento a respeito dos candidatos, as suas
propostas e os temas debatidos nas campanhas. Para isso, analisa um conjunto de pesquisas
realizadas pelo Instituto Datafolha entre 1989 e 2014 que continham perguntas sobre a exposição do eleitor à propaganda na televisão. O estudo mostra que a audiência do horário eleitoral aumenta com o andamento da campanha, sendo maior no segundo do que no primeiro turno. O espectador apresenta perfil bem definido e estável. Ele possui alta escolaridade e elevado poder de compra, com interesse declarado por política, preferência por algum partido político e favorável ao voto obrigatório. O horário eleitoral produz efeitos diversos. Entre os
mais importantes, a exposição à propaganda televisiva aumenta o nível de conhecimento dos
eleitores sobre os candidatos e os temas debatidos na campanha. Esses achados colocam em
evidência o caráter pedagógico das campanhas e a importância do HGPE para a consolidação da
democracia brasileira. |
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