Do ópio do povo ao estopim de insatisfações : Copa do Mundo e popularidade presidencial no Brasil

Analisa a relação entre a opinião pública e a Copa do Mundo no Brasil a partir dos dados de pesquisas de opinião quantitativas e qualitativas realizadas pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República entre 2013 e 2014. As análises sugerem que o aumento da criticidade dos cidadãos e a fru...

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Principais autores: Mundim, Pedro Santos, Silva, Gleice Meire Almeida da
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2020
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Resumo: Analisa a relação entre a opinião pública e a Copa do Mundo no Brasil a partir dos dados de pesquisas de opinião quantitativas e qualitativas realizadas pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República entre 2013 e 2014. As análises sugerem que o aumento da criticidade dos cidadãos e a frustração com expectativas futuras de serviços públicos essenciais como saúde e educação impactaram diretamente na visão dos brasileiros sobre o evento e na aprovação do governo do Governo Federal. Em meio a um conjunto de manifestações no país, os torneios da Fifa passaram da ideia de "ópio do povo" para um símbolo canalizador de insatisfações da população. Ao invés de ampliar a popularidade e facilitar os ganhos eleitorais em 2014, a Copa do Mundo colocou em risco o capital político das lideranças políticas brasileiras.