Mídia, gênero e eleições : peças na produção da política como ela é

Discute as relações entre mídia, gênero e eleições por meio da análise da cobertura jornalística do Jornal Nacional da Rede Globo e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral durante a campanha de 2010, com foco nas cobertura e nas inserções das/os principais candidatas/os à Presidência da Repúblic...

ver mais

Principais autores: Mota, Fernanda Ferreira, Biroli, Flávia
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Discute as relações entre mídia, gênero e eleições por meio da análise da cobertura jornalística do Jornal Nacional da Rede Globo e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral durante a campanha de 2010, com foco nas cobertura e nas inserções das/os principais candidatas/os à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Analisou-se em que medida e de que forma o gênero marca a imagem de candidatas e candidato, no discurso jornalístico e no discurso da campanha. Procurou-se, também, compreender diferenças e formas de reforço recíproco na mobilização de estereótipos de gênero nos dois registros.