Capital político e financiamento de campanha no Brasil (2002 - 2014)

Propõe a criação de um novo Índice de Capital Político (ICP) e testa a hipótese de que quanto maior o capital político, maior a quantidade de receita de campanha. Portanto, quanto maior a receita de campanha, maior o sucesso eleitoral do candidato. A amostra é formada por 80 parlamentares que se man...

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Principais autores: Silva, Maria Letícia Machado da, Fernandes, Antônio Alves Tôrres
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2020
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Resumo: Propõe a criação de um novo Índice de Capital Político (ICP) e testa a hipótese de que quanto maior o capital político, maior a quantidade de receita de campanha. Portanto, quanto maior a receita de campanha, maior o sucesso eleitoral do candidato. A amostra é formada por 80 parlamentares que se mantiveram na Câmara dos Deputados entre 2002 e 2014. A comparação envolve membros da mesa diretora, líderes partidários e presidentes de comissões permanentes. Metodologicamente, é utilizada estatística descritiva para examinar um banco de dados original elaborado a partir de dados secundários (Câmara dos Deputados, Tribunal Superior Eleitoral e do Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar). Os principais resultados indicam que (1) existe uma associação fraca envolvendo o ICP e financiamento de campanha, (2) Os parlamentares com maior ICP apresentam maior receita na campanha.