Conteúdos virais no Facebook : estudo de caso na pré-campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2018

Centra-se no conteúdo e no formato das fake news, tendo como objetivo identificar os padrões nas mensagens oriundas de sites produtores/difusores de informação manipulada. O foco da pesquisa foi analisar padrões de linguagem e formato de conteúdo produzidos por jovens veículos de comunicação brasile...

ver mais

Principais autores: Canavilhas, João, Bittencourt, Maíra, Andrade, Marco Antônio Augusto de
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Centra-se no conteúdo e no formato das fake news, tendo como objetivo identificar os padrões nas mensagens oriundas de sites produtores/difusores de informação manipulada. O foco da pesquisa foi analisar padrões de linguagem e formato de conteúdo produzidos por jovens veículos de comunicação brasileiros que surgiram no período entre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e o contexto pré-eleitoral do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. As páginas do Facebook dos veículos analisados detinham vasta audiência nas redes sociais e, pouco antes das eleições, foram removidas do ar, juntamente com outra dezena de páginas, por se utilizar de grande quantidade de artigos "caça-cliques". Os resultados apresentados apontam que os posts com mais partilhas têm algumas características comuns em três quesitos: formato de conteúdo, estratégia de linguagem e fonte de informação.