A reinvenção da imagem pública de duas prefeitas candidatas : Luizianne Lins e Marta Suplicy no horário eleitoral

Reflete sobre a mobilização da condição de gênero na produção da imagem de duas candidatas: Luizianne Lins (PT) e Marta Suplicy (MDB), em Fortaleza (ano de 2008) e em São Paulo (ano de 2016). Partindo do pressuposto de que o HGPE pode servir tanto para a legitimação de discursos políticos dominantes...

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Principais autores: Alves, Mércia, Martins, Joyce Miranda Leão
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
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Resumo: Reflete sobre a mobilização da condição de gênero na produção da imagem de duas candidatas: Luizianne Lins (PT) e Marta Suplicy (MDB), em Fortaleza (ano de 2008) e em São Paulo (ano de 2016). Partindo do pressuposto de que o HGPE pode servir tanto para a legitimação de discursos políticos dominantes quanto para sua contestação, indaga-se: Quais os usos da condição feminina que as candidatas apresentaram em suas campanhas? Houve espaço para o questionamento de estereótipos relacionados ao gênero? O corpus da análise é o HGPE das candidatas. A metodologia utilizada foi a da Análise do Discurso. Observar as imagens das candidatas, durante o HGPE, evidenciou a evocação de lugares de falas tradicionalmente relacionados ao feminino e a mobilização de estereótipos. Campanhas em distintos períodos e em diferentes cidades reforçaram o lugar de fala da mãe, buscando o protagonismo da mulher nos espaços de poder ao mesmo tempo em que colaboraram para a promoção de seu ingresso subordinado na política: a mulher só pode sair de casa por outrem, se for por um amor maior, para emprestar seu cuidado e sensibilidade à sociedade.