Resumo: |
Analisa a comunicação dos usuários das redes sociais durante a campanha eleitoral de 2014 à presidência da República do Brasil, focando nas publicações sobre os três principais candidatos com maior percentual de intenção de voto segundo as pesquisas de opinião dos institutos Ibope e Datafolha. O corpus de análise foi baseado nas publicações feitas pelos usuários do Facebook em seus perfis pessoais e nas páginas oficiais dos três candidatos, ao longo do primeiro e do segundo
turno das eleições. Os procedimentos metodológicos foram norteados pelas técnicas de Netnografia e de análise de redes sociais, tomando como referência dados quantitativos (número de postagens, curtidas, compartilhamentos, etc.) e qualitativos (conteúdo das publicações, palavras-chaves, comentários dos usuários, etc.). O trabalho de monitoramento reuniu dados empíricos sobre as interações dos usuários, relacionados à percepção das estratégias eleitorais desenvolvidas na internet pelas três campanhas ao longo da disputa eleitoral de 2014, considerando as ações dos
candidatos, as estratégias de propaganda eleitoral, a divulgação de notícias e de pesquisas, os debates promovidos pelos veículos de comunicação e demais informações recebidas pelos eleitores. A base teórica foi fundamentada nos conceitos de capital social e de comunicação política.
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