Contingências e metacontingências no Twitter : uma análise da campanha presidencial brasileira de 2010

Analisa as relações comportamentais identificadas na campanha presidencial brasileira de 2010 via Twitter - uma rede social na internet. A partir dos conceitos de contingência e metacontingência, investigaram-se os possíveis efeitos dessa nova forma de comunicação no comportamento de candidatos e di...

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Autor principal: Fonseca, Flávia Nunes
Outros Autores: Vasconcelos, Laércia Abreu
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Brasília 2020
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Resumo: Analisa as relações comportamentais identificadas na campanha presidencial brasileira de 2010 via Twitter - uma rede social na internet. A partir dos conceitos de contingência e metacontingência, investigaram-se os possíveis efeitos dessa nova forma de comunicação no comportamento de candidatos e diferentes setores da sociedade brasileira. Para isso, foram coletadas todas as mensagens que os candidatos Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva postaram em seus perfis entre 1 de junho e 31 de outubro. Mensagens relacionadas à campanha foram identificadas e categorizadas a partir de três temas: (A) Propostas de governo, (B) Ações de campanha eleitoral e (C) Recursos do Twitter. Os resultados indicam que os três candidatos enfatizaram o tema B, mas apresentaram diferentes estratégias de comunicação com seus seguidores no site. Discutem-se as contingências comportamentais entrelaçadas identificadas e o estabelecimento de novas práticas culturais com o uso de recursos da internet nas campanhas eleitorais.