Resumo: |
Busca compreender as estratégias de promoção da campanha negativa empreendida no Facebook pelos dois principais candidatos à Presidência da República no Brasil Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) durante os períodos de pré-campanha, campanha e pós-campanha em 2014. A eleição em tela foi marcada por uma disputa acirrada nas urnas e também por uma postura agressiva entre os presidenciáveis nos diversos meios de comunicação com especial destaque para os media digitais. Para proceder à pesquisa, foram coletadas todas as postagens publicadas nas fan pages oficiais dos dois postulantes ao Palácio do Planalto entre 6 de abril e 2 de novembro de 2014, que corresponde ao período oficialmente determinado como eleitoral pelo TSE acrescido dos três meses anteriores a ele e da semana imediatamente posterior ao pleito. Por meio das técnicas
de análise de conteúdo e de análise de discurso, são considerados para investigação apenas
os posts enquadrados na categoria "campanha negativa", obtidos a partir da verificação de
quais postagens apresentavam informações com objetivo ou potencial de afetar negativamente
a imagem dos rivais. Em seguida, as mensagens são classificadas a partir da adaptação de
categorizações de Kaid e Johnston (1991), Klotz (1998), Lourenço (2007, 2009) e Borba
(2012a, 2012c, 2015). A classificação verifica a frequência; o autor e o alvo da crítica; o tipo
de recurso empregado na publicação; o foco dos ataques; e o apelo retórico utilizado pelos
concorrentes. Ao fim da investigação, apresenta-se um mapeamento das formas de uso da
propaganda negativa no Facebook, tendo como principais resultados que os ataques nesta rede
social foram mais frequentes do que no horário gratuito de propaganda eleitoral na TV; que
Dilma e Aécio tiveram um ao outro como alvo preferenciais; que ambos utilizaram recursos
multimídia em suas críticas, cuja natureza foi predominantemente política e com apelo de
credibilidade das fontes.
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