| Resumo: |
Aborda a capacitação, em especial as comunicações pedagógicas,
sobre desinformação realizada pelos Tribunais Regionais Eleitorais nos anos
de 2022 e 2023. Na análise, foi considerada a diferença entre a abordagem pedagógica restrita à competência técnico-informacional e a possibilidade de
letramento, ou seja, uma orientação pedagógica que vai além da competência
técnico-informacional, ao incluir compreensão mais ampla das dinâmicas
sociais, culturais e políticas que permeiam a produção, disseminação e
recepção de informações, a capacidade de interpretar contextos e reconhecer
relações de poder e dominação subjacentes aos enunciados dos discursos.
Propõem-se, portanto, um reenquadramento dos produtos pedagógicos, para
que abarquem os mecanismos publicitários de funcionamento das plataformas,
superando o foco na competência crítico-informacional. Percebeu-se ainda a
necessidade de que os Tribunais Eleitorais trabalhem de forma colaborativa
e reticular para potencializar o alinhamento e alcance dos discursos, além de
sanar as diferenças de estrutura entre os Tribunais.
|