Capacitação eleitoral no enfrentamento à desinformação : por uma abordagem que supere a competência crítico-informacional
Aborda a capacitação, em especial as comunicações pedagógicas, sobre desinformação realizada pelos Tribunais Regionais Eleitorais nos anos de 2022 e 2023. Na análise, foi considerada a diferença entre a abordagem pedagógica restrita à competência técnico-informacional e a possibilidade de letrame...
| Principais autores: | Lopes, Lígia Vieira de Sá e, Duarte, Maurício da Silva |
|---|---|
| Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
| Tipo de documento: | Artigo |
| Idioma: | Português |
| Publicado em: |
Tribunal Superior Eleitoral
2025
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| Assuntos: | |
| Obter o texto integral: |
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oai:bibliotecadigital.tse.jus.br:bdtse-134432025-04-10T11:54:19Z Capacitação eleitoral no enfrentamento à desinformação : por uma abordagem que supere a competência crítico-informacional Electoral training in combating disinformation : for an approach that goes beyond critical-informational competence Lopes, Lígia Vieira de Sá e Duarte, Maurício da Silva Tribunal Superior Eleitoral Justiça Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral Processo eleitoral Servidor público Treinamento de pessoal Eleitor Desinformação Fake news Letramento Enfrentamento Aborda a capacitação, em especial as comunicações pedagógicas, sobre desinformação realizada pelos Tribunais Regionais Eleitorais nos anos de 2022 e 2023. Na análise, foi considerada a diferença entre a abordagem pedagógica restrita à competência técnico-informacional e a possibilidade de letramento, ou seja, uma orientação pedagógica que vai além da competência técnico-informacional, ao incluir compreensão mais ampla das dinâmicas sociais, culturais e políticas que permeiam a produção, disseminação e recepção de informações, a capacidade de interpretar contextos e reconhecer relações de poder e dominação subjacentes aos enunciados dos discursos. Propõem-se, portanto, um reenquadramento dos produtos pedagógicos, para que abarquem os mecanismos publicitários de funcionamento das plataformas, superando o foco na competência crítico-informacional. Percebeu-se ainda a necessidade de que os Tribunais Eleitorais trabalhem de forma colaborativa e reticular para potencializar o alinhamento e alcance dos discursos, além de sanar as diferenças de estrutura entre os Tribunais. It addresses training, especially pedagogical communications, on disinformation carried out by the Regional Electoral Courts in the years 2022 and 2023. In the analysis, the difference between the pedagogical approach restricted to technical-informational competence and the possibility of literacy skills, that is, a pedagogical orientation that goes beyond technicalinformational competence, by including a broader understanding of the social, cultural and political dynamics that permeate the production, dissemination and reception of information, the ability to interpret contexts and recognize relationships of power and domination underlying the statements of speeches. Therefore, a reframing of pedagogical products is proposed, so that they encompass the advertising mechanisms that operate platforms, overcoming the focus on critical-informational competence. It was also noted the need for regional electoral courts to work in a collaborative and reticular way to enhance the alignment and reach of speeches, in addition to remedying differences in structure between the regional courts. 2025-04-01T21:15:02Z 2025-04-01T21:15:02Z 2025 Artigo LOPES, Lígia Vieira de Sá e; DUARTE, Maurício da Silva. Capacitação eleitoral no enfrentamento à desinformação: por uma abordagem que supere a competência crítico-informacional. Estudos Eleitorais, Brasília, DF, v. 18, n. 1, p. 309-338, jan./jun. 2024. ISSN 1414-5146. 1414-5146 http://bibliotecadigital.tse.jus.br/handle/bdtse/13443 n. 1 v. 18 pt_BR Estudos eleitorais : vol. 18, n. 1 (jan./jun. 2024) https://bibliotecadigital.tse.jus.br/handle/bdtse/13450 30 p. application/pdf image/jpeg Tribunal Superior Eleitoral Brasília |
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Aborda a capacitação, em especial as comunicações pedagógicas,
sobre desinformação realizada pelos Tribunais Regionais Eleitorais nos anos
de 2022 e 2023. Na análise, foi considerada a diferença entre a abordagem pedagógica restrita à competência técnico-informacional e a possibilidade de
letramento, ou seja, uma orientação pedagógica que vai além da competência
técnico-informacional, ao incluir compreensão mais ampla das dinâmicas
sociais, culturais e políticas que permeiam a produção, disseminação e
recepção de informações, a capacidade de interpretar contextos e reconhecer
relações de poder e dominação subjacentes aos enunciados dos discursos.
Propõem-se, portanto, um reenquadramento dos produtos pedagógicos, para
que abarquem os mecanismos publicitários de funcionamento das plataformas,
superando o foco na competência crítico-informacional. Percebeu-se ainda a
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