O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira

Monografia apresentada como exigência final do curso de Pós-graduação lato sensu em Direito do Estado (Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário) da Universidade Cândido Mendes – UCAM.

Autor principal: Oliveira, Marcos José Tavares de
Tipo de documento: TCC/Especialização
Idioma: Português
Publicado em: 2008
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_17:oai:localhost:2011-16757
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_17:oai:localhost:2011-167572024-05-28 O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira Oliveira, Marcos José Tavares de Administração pública Eficiência (serviço público) Tributo Interesse coletivo Gestão pública Direito coletivo Interesse coletivo stricto sensu Interesse geral Interesse social Monografia apresentada como exigência final do curso de Pós-graduação lato sensu em Direito do Estado (Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário) da Universidade Cândido Mendes – UCAM. Aborda a introdução da ideologia do princípio da eficiência no contexto do art. 37 da Constituição Federal, por meio da EC n.º 19 e a partir dos estudos da doutrina européia, especialmente anglo-saxônica, seguida pela concepção da reforma administrativa posta em curso no país no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em segundo plano, discute a dimensão conceitual do princípio e sua aplicação em várias atividades do Estado, tendo sempre em mente a idéia de instrumento de garantia e tutela dos interesses do cidadão brasileiro. Superior Tribunal de Justiça (STJ). 2008-03-31T21:32:07Z 2008-03-31T21:32:07Z 2007 TCC/Especialização OLIVEIRA, Marcos José Tavares de. O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira. 2007. 67 f. Monografia (Especialização em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário)- Universidade Cândido Mendes (UCAM). Brasília, 2007. OLIVEIRA, Marcos José Tavares de. O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira. Monografia (Especialização em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário)- Universidade Cândido Mendes (UCAM). BDJur, Brasília, DF, 31 mar. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16757>. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16757 pt_BR open access
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Administração pública
Eficiência (serviço público)
Tributo
Interesse coletivo
Gestão pública
Direito coletivo
Interesse coletivo stricto sensu
Interesse geral
Interesse social
spellingShingle Administração pública
Eficiência (serviço público)
Tributo
Interesse coletivo
Gestão pública
Direito coletivo
Interesse coletivo stricto sensu
Interesse geral
Interesse social
Oliveira, Marcos José Tavares de
O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira
description Monografia apresentada como exigência final do curso de Pós-graduação lato sensu em Direito do Estado (Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário) da Universidade Cândido Mendes – UCAM.
format TCC/Especialização
author Oliveira, Marcos José Tavares de
title O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira
title_short O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira
title_full O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira
title_fullStr O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira
title_full_unstemmed O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira
title_sort o princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira
publishDate 2008
url http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16757
_version_ 1806208770139750400
score 12,572395