Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises
As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que o...
Autor principal: | Fernandes, Djair Roberto |
---|---|
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2008
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
id |
oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_8:oai:localhost:2011-18190 |
---|---|
recordtype |
stj |
spelling |
oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_8:oai:localhost:2011-181902024-09-24 Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises Fernandes, Djair Roberto Marketing, Brasil Microempresa, Brasil Pequena empresa, Brasil Indústria, Brasil Mercadologia Empresa pequena EPP Empresa de pequeno porte As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que os gerentes não tenham consciência das atividades realizadas no cotidiano profissional. Compreende a aplicação do marketing operacional no gerenciamento das micro e pequenas empresas e, por extensão, promove uma reflexão sobre a alta taxa de mortalidade dessas empresas. Small and micro-enterprises are all over the country competing with the biggest ones for consumer preference. The survival of any business demands to follow some management rules, even the managers are not aware of the activities in daily conditions. This paper aims at helping to understand how to use operational marketing in small and micro-enterprises management, as well as promoting reflection on the very high rate of failure in this kind of business. 2008-11-10T16:37:34Z 2008-11-20T20:40:02Z 2008-11-10T16:37:34Z 2008-11-20T20:40:02Z 2002 Artigo FERNANDES, Djair Roberto. Marketing operacional: um estudo nas micro e pequenas empresas industriais. Unopar científica : ciências jurídicas e empresariais, Londrina, v.3, n. 2, p. 43-47, set. 2002. Disponível em: <http://www13.unopar.br/unopar/pesquisa/getArtigo.action?arquivo=00000079>. Acesso em: 6 nov. 2008. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18190 pt_BR Unopar científica : ciências jurídicas e empresariais |
institution |
STJ |
collection |
STJ |
language |
Português |
topic |
Marketing, Brasil Microempresa, Brasil Pequena empresa, Brasil Indústria, Brasil Mercadologia Empresa pequena EPP Empresa de pequeno porte |
spellingShingle |
Marketing, Brasil Microempresa, Brasil Pequena empresa, Brasil Indústria, Brasil Mercadologia Empresa pequena EPP Empresa de pequeno porte Fernandes, Djair Roberto Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
description |
As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que os gerentes não tenham consciência das atividades realizadas no cotidiano profissional. Compreende a aplicação do marketing operacional no gerenciamento das micro e pequenas empresas e, por extensão, promove uma reflexão sobre a alta taxa de mortalidade dessas empresas. |
format |
Artigo |
author |
Fernandes, Djair Roberto |
title |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
title_short |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
title_full |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
title_fullStr |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
title_full_unstemmed |
Marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = Operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
title_sort |
marketing operacional : um estudo nas micro e pequenas empresas industriais = operational marketing : a study in industrial small and micro-enterprises |
publishDate |
2008 |
url |
http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18190 |
_version_ |
1811125122407333888 |
score |
12,587216 |