A curadoria de incapazes

Estuda a participação do Ministério Público nos processos em que hajam interesses de incapazes. Aborda a função do curador de incapazes, os direitos dos incapazes e ressalta as situações onde há necessidade de uma atuação vinculada ao incapaz para assegurar o princípio do contraditório.

Autor principal: Bedaque, José Roberto dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2009
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_8:oai:localhost:2011-23299
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_8:oai:localhost:2011-232992024-09-24 A curadoria de incapazes Bedaque, José Roberto dos Santos Incapacidade jurídica, Brasil Vontade (direito), Brasil Curatela, Brasil Interesse público, Brasil Ministério público, competência, Brasil Capacidade civil, Brasil Contraditório, Brasil Incapacidade Incapacidade civil Incapacidade natural Interesse público primário Interesse público secundário Curatela (direito de família) Princípio do contraditório Estuda a participação do Ministério Público nos processos em que hajam interesses de incapazes. Aborda a função do curador de incapazes, os direitos dos incapazes e ressalta as situações onde há necessidade de uma atuação vinculada ao incapaz para assegurar o princípio do contraditório. 2009-08-03T20:49:32Z 2009-08-03T20:49:32Z 1989-12 Artigo BEDAQUE, José Roberto dos Santos. A curadoria de incapazes. Justitia, São Paulo, v. 51, n. 148, p. 17-24, out./dez. 1989. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23299>. Acesso em: 25 jun. 2009. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23299 pt_BR
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Incapacidade jurídica, Brasil
Vontade (direito), Brasil
Curatela, Brasil
Interesse público, Brasil
Ministério público, competência, Brasil
Capacidade civil, Brasil
Contraditório, Brasil
Incapacidade
Incapacidade civil
Incapacidade natural
Interesse público primário
Interesse público secundário
Curatela (direito de família)
Princípio do contraditório
spellingShingle Incapacidade jurídica, Brasil
Vontade (direito), Brasil
Curatela, Brasil
Interesse público, Brasil
Ministério público, competência, Brasil
Capacidade civil, Brasil
Contraditório, Brasil
Incapacidade
Incapacidade civil
Incapacidade natural
Interesse público primário
Interesse público secundário
Curatela (direito de família)
Princípio do contraditório
Bedaque, José Roberto dos Santos
A curadoria de incapazes
description Estuda a participação do Ministério Público nos processos em que hajam interesses de incapazes. Aborda a função do curador de incapazes, os direitos dos incapazes e ressalta as situações onde há necessidade de uma atuação vinculada ao incapaz para assegurar o princípio do contraditório.
format Artigo
author Bedaque, José Roberto dos Santos
title A curadoria de incapazes
title_short A curadoria de incapazes
title_full A curadoria de incapazes
title_fullStr A curadoria de incapazes
title_full_unstemmed A curadoria de incapazes
title_sort curadoria de incapazes
publishDate 2009
url http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23299
_version_ 1811125377634926592
score 12,587216