A argüição de descumprimento de preceito fundamental

Discorre sobre a evolução do controle de constitucionalidade no Brasil, sobretudo a definição de preceito fundamental e a natureza jurídica da argüição, tendo em vista suas modalidades, os legitimados, os efeitos das decisões e a existência de institutos similares em outros países.

Autor principal: Ferreira, Roberta Lúcia Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2010
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_8:oai:localhost:2011-27514
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_8:oai:localhost:2011-275142024-09-24 A argüição de descumprimento de preceito fundamental Ferreira, Roberta Lúcia Costa Controle da constitucionalidade, Brasil Ato normativo, Brasil Ação direta de inconstitucionalidade, Brasil Arguição de descumprimento de preceito fundamental, direito comparado, Brasil, Alemanha, Espanha Norma constitucional, Brasil Ação de inconstitucionalidade Ação direta de declaração de inconstitucionalidade Ação de descumprimento de preceito fundamental Recurso de inconstitucionalidade Discorre sobre a evolução do controle de constitucionalidade no Brasil, sobretudo a definição de preceito fundamental e a natureza jurídica da argüição, tendo em vista suas modalidades, os legitimados, os efeitos das decisões e a existência de institutos similares em outros países. 2010-03-03T19:25:55Z 2010-03-03T19:25:55Z 2002-12 Artigo FERREIRA, Roberta Lúcia Costa. A argüição de descumprimento de preceito fundamental. Revista Esmafe: Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, Recife, n. 4, p. 163-189, dez. 2002. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27514>. Acesso em: 8 fev. 2010. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27514 pt_BR Revista Esmafe : Escola de Magistratura Federal da 5ª Região
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Controle da constitucionalidade, Brasil
Ato normativo, Brasil
Ação direta de inconstitucionalidade, Brasil
Arguição de descumprimento de preceito fundamental, direito comparado, Brasil, Alemanha, Espanha
Norma constitucional, Brasil
Ação de inconstitucionalidade
Ação direta de declaração de inconstitucionalidade
Ação de descumprimento de preceito fundamental
Recurso de inconstitucionalidade
spellingShingle Controle da constitucionalidade, Brasil
Ato normativo, Brasil
Ação direta de inconstitucionalidade, Brasil
Arguição de descumprimento de preceito fundamental, direito comparado, Brasil, Alemanha, Espanha
Norma constitucional, Brasil
Ação de inconstitucionalidade
Ação direta de declaração de inconstitucionalidade
Ação de descumprimento de preceito fundamental
Recurso de inconstitucionalidade
Ferreira, Roberta Lúcia Costa
A argüição de descumprimento de preceito fundamental
description Discorre sobre a evolução do controle de constitucionalidade no Brasil, sobretudo a definição de preceito fundamental e a natureza jurídica da argüição, tendo em vista suas modalidades, os legitimados, os efeitos das decisões e a existência de institutos similares em outros países.
format Artigo
author Ferreira, Roberta Lúcia Costa
title A argüição de descumprimento de preceito fundamental
title_short A argüição de descumprimento de preceito fundamental
title_full A argüição de descumprimento de preceito fundamental
title_fullStr A argüição de descumprimento de preceito fundamental
title_full_unstemmed A argüição de descumprimento de preceito fundamental
title_sort argüição de descumprimento de preceito fundamental
publishDate 2010
url http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27514
_version_ 1811125492541030400
score 12,587216