Uma interpretação para o teor dos dispositivos da Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal com limites para o gasto da União, e considerações sobre sua implementação.

O estudo analisa a Emenda Constitucional que limitou as despesas da União no âmbito dos orçamentos fiscal e da seguridade social, discutindo os aspectos da utilização desse mecanismo como instrumento de consolidação fiscal e os desdobramentos de cada um de seus dispositivos na implementação concreta...

ver mais

Principais autores: Silva, José de Ribamar Pereira da, Bittencourt, Fernando Moutinho Ramalho
Tipo de documento: Texto
Publicado em: Brasília : Senado Federal, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle 2017
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_id_300010:oai:www2.senado.gov.br:id-529648
recordtype sf
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_id_300010:oai:www2.senado.gov.br:id-5296482024-10-28 Uma interpretação para o teor dos dispositivos da Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal com limites para o gasto da União, e considerações sobre sua implementação. Silva, José de Ribamar Pereira da Bittencourt, Fernando Moutinho Ramalho Responsabilidade fiscal Emenda constitucional, análise, Brasil Despesa pública, controle O estudo analisa a Emenda Constitucional que limitou as despesas da União no âmbito dos orçamentos fiscal e da seguridade social, discutindo os aspectos da utilização desse mecanismo como instrumento de consolidação fiscal e os desdobramentos de cada um de seus dispositivos na implementação concreta da regra fiscal. Conclui-se que o novo regime proposto não entrega a prometida previsibilidade na contenção do gasto público, especialmente por conter “cláusulas de escape” indefinidas que ampliam a discricionariedade do Executivo na definição de quais despesas são concretamente incluídas nas condições restritivas que o Regime estabelece. José de Ribamar Pereira da Silva, Fernando Moutinho Ramalho Bittencourt 2017-05-16T16:24:49Z 2017-05-16 Texto Artigo 25254898 http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/529648 (Orçamento em Discussão ; n. 34) 60 p. application/pdf Brasília : Senado Federal, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle
institution Senado Federal
collection Senado Federal
topic Responsabilidade fiscal
Emenda constitucional, análise, Brasil
Despesa pública, controle
spellingShingle Responsabilidade fiscal
Emenda constitucional, análise, Brasil
Despesa pública, controle
Silva, José de Ribamar Pereira da
Bittencourt, Fernando Moutinho Ramalho
Uma interpretação para o teor dos dispositivos da Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal com limites para o gasto da União, e considerações sobre sua implementação.
description O estudo analisa a Emenda Constitucional que limitou as despesas da União no âmbito dos orçamentos fiscal e da seguridade social, discutindo os aspectos da utilização desse mecanismo como instrumento de consolidação fiscal e os desdobramentos de cada um de seus dispositivos na implementação concreta da regra fiscal. Conclui-se que o novo regime proposto não entrega a prometida previsibilidade na contenção do gasto público, especialmente por conter “cláusulas de escape” indefinidas que ampliam a discricionariedade do Executivo na definição de quais despesas são concretamente incluídas nas condições restritivas que o Regime estabelece.
format Texto
author Silva, José de Ribamar Pereira da
Bittencourt, Fernando Moutinho Ramalho
title Uma interpretação para o teor dos dispositivos da Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal com limites para o gasto da União, e considerações sobre sua implementação.
title_short Uma interpretação para o teor dos dispositivos da Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal com limites para o gasto da União, e considerações sobre sua implementação.
title_full Uma interpretação para o teor dos dispositivos da Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal com limites para o gasto da União, e considerações sobre sua implementação.
title_fullStr Uma interpretação para o teor dos dispositivos da Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal com limites para o gasto da União, e considerações sobre sua implementação.
title_full_unstemmed Uma interpretação para o teor dos dispositivos da Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal com limites para o gasto da União, e considerações sobre sua implementação.
title_sort uma interpretação para o teor dos dispositivos da emenda constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu o novo regime fiscal com limites para o gasto da união, e considerações sobre sua implementação.
publisher Brasília : Senado Federal, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle
publishDate 2017
url http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/529648
_version_ 1814167711121408000
score 12,572524