Classificação de manifestações de ouvidoria usando processamento de linguagem natural.
A ideia de ouvidoria, especialmente no âmbito público, surgiu há muitos anos, tendo a sua concepção mais remota vinculada à Antiguidade Clássica. Para Cyrillo (2015), a primeira expressão formal da Ouvidoria como se concebe hoje foi criada em 1809, na Suécia, com a instituição do ombudsman, figura q...
Autor principal: | Oliveira, Felipe Schiavon de |
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Outros Autores: | Santos Junior, João Benedito |
Tipo de documento: | Monografia |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
2022
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oai:bdjur.stj.jus.br.col_tjdft_51269:oai:bd.tjdft.jus.br:tjdft-520012024-11-20 Classificação de manifestações de ouvidoria usando processamento de linguagem natural. Oliveira, Felipe Schiavon de Santos Junior, João Benedito Processamento da linguagem natural. Ouvidoria. Classificação automática. A ideia de ouvidoria, especialmente no âmbito público, surgiu há muitos anos, tendo a sua concepção mais remota vinculada à Antiguidade Clássica. Para Cyrillo (2015), a primeira expressão formal da Ouvidoria como se concebe hoje foi criada em 1809, na Suécia, com a instituição do ombudsman, figura que surge no cenário pós-guerra para atender as necessidades da sociedade em situação socioeconômica difícil e também como instrumento de fortalecimento do Parlamento, à medida que impunha limitações ao absolutismo real vigente à época. As ouvidorias constituem um serviço especial prestado pelas instituições aos seus públicos, apoiada no reconhecimento de que todo usuário de serviços públicos ou privados eventualmente fica insatisfeito com o serviço recebido e, portanto, pode reclamar, criticar, pedir reparação, sugerir novas formas de prestação de serviço ou elogiá-lo (IASBECK, 2010). As ouvidorias públicas, portanto, são instrumentos que, ao lado dos outros canais de participação e controle social existentes, permitem operacionalizar o princípio da democracia participativa previsto na Constituição Federal de 1988. Elas têm como missão promover a realização da democracia e a efetividade dos direitos humanos, por meio da mediação de conflitos e do reconhecimento dos cidadãos como sujeito de direitos. Assim, representam um canal de interlocução entre instituição e o cidadão, garantindo a participação social. 25 f. 2022-07-19T18:28:45Z 2022-07-19T18:28:45Z 2022-04 Monografia OLIVEIRA, Felipe Schiavon. Classificação de manifestações de ouvidoria usando processamento de linguagem natural. 2022. 25 f.. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasília. https://bd.tjdft.jus.br/handle/tjdft/52001 pt_BR Acesso Aberto PUCMG Creative Commons - Uso Não Comercial - Não a Obras Derivadas (by-nc-nd): Esta licença é a mais restritiva dentre as nossas seis principais licenças, permitindo redistribuição. Ela é comumente chamada “propaganda grátis”, pois permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais. application/pdf Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Núcleo de Educação a Distância PUC-MG Pós-graduação Lato Sensu em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina |
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Processamento da linguagem natural. Ouvidoria. Classificação automática. |
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A ideia de ouvidoria, especialmente no âmbito público, surgiu há muitos anos, tendo a sua concepção mais remota vinculada à Antiguidade Clássica. Para Cyrillo (2015), a primeira expressão formal da Ouvidoria como se concebe hoje foi criada em 1809, na Suécia, com a instituição do ombudsman, figura que surge no cenário pós-guerra para atender as necessidades da sociedade em situação socioeconômica difícil e também como instrumento de fortalecimento do Parlamento, à medida que impunha limitações ao absolutismo real vigente à época. As ouvidorias constituem um serviço especial prestado pelas instituições aos seus públicos, apoiada no reconhecimento de que todo usuário de serviços públicos ou privados eventualmente fica insatisfeito com o serviço recebido e, portanto, pode reclamar, criticar, pedir reparação, sugerir novas formas de prestação de serviço ou elogiá-lo (IASBECK, 2010). As ouvidorias públicas, portanto, são instrumentos que, ao lado dos outros canais de participação e controle social existentes, permitem operacionalizar o princípio da democracia participativa previsto na Constituição Federal de 1988. Elas têm como missão promover a realização da democracia e a efetividade dos direitos humanos, por meio da mediação de conflitos e do reconhecimento dos cidadãos como sujeito de direitos. Assim, representam um canal de interlocução entre instituição e o cidadão, garantindo a participação social. |
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