Do direito dos partidos à vaga dos suplentes

Evidencia a importância dos partidos políticos no Brasil como instrumentos da soberania popular e o redirecionamento doutrinário e jurisprudencial, possibilitando que os posicionamentos da Justiça Eleitoral fossem consentâneos com o aperfeiçoamento do regime democrático. Defende a necessidade de for...

ver mais

Autor principal: Agra, Walber de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2016
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-1473
recordtype tse
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-14732020-06-02 Do direito dos partidos à vaga dos suplentes Agra, Walber de Moura Tribunal Superior Eleitoral Eleições Partido político Suplente Coligação partidária Brasil Evidencia a importância dos partidos políticos no Brasil como instrumentos da soberania popular e o redirecionamento doutrinário e jurisprudencial, possibilitando que os posicionamentos da Justiça Eleitoral fossem consentâneos com o aperfeiçoamento do regime democrático. Defende a necessidade de fortalecimento dos partidos políticos brasileiros, de modo a impedir a proliferação de agremiações que incentivam práticas não recomendadas ao processo eleitoral. Por meio de uma análise sistêmica da Constituição, atesta a preponderância dos partidos sobre as coligações partidárias quanto ao preenchimento pelo suplente de vaga no parlamento brasileiro. It highlights the importance of political parties in Brazil as instruments of popular sovereignty and the doctrinal and jurisprudential redirection which allow the positioning of the Electoral Court to be in line with the enhancement of the democracy. It advocates the need to strengthen Brazilian political parties in order to prevent the proliferation of associations which encourage bad practices in the electoral process. Through a systemic analysis of the Constitution, it attests the prevalence of the parties in coalitions in the context of filling vacancy by the alternate in the Brazilian parliament. 2016-08-10T16:11:03Z 2016-08-10T16:11:03Z 2010 Artigo AGRA, Walber de Moura. Do direito dos partidos à vaga dos suplentes. Estudos Eleitorais, Brasília, DF, v. 5, n. 3, p. 167-191, set./dez. 2010. http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/1473 pt_BR Estudos Eleitorais : vol. 5, n. 3 (set./dez. 2010) http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/1056 25 p.
institution TSE
collection TSE
language Português
topic Tribunal Superior Eleitoral
Eleições
Partido político
Suplente
Coligação partidária
Brasil
spellingShingle Tribunal Superior Eleitoral
Eleições
Partido político
Suplente
Coligação partidária
Brasil
Agra, Walber de Moura
Do direito dos partidos à vaga dos suplentes
description Evidencia a importância dos partidos políticos no Brasil como instrumentos da soberania popular e o redirecionamento doutrinário e jurisprudencial, possibilitando que os posicionamentos da Justiça Eleitoral fossem consentâneos com o aperfeiçoamento do regime democrático. Defende a necessidade de fortalecimento dos partidos políticos brasileiros, de modo a impedir a proliferação de agremiações que incentivam práticas não recomendadas ao processo eleitoral. Por meio de uma análise sistêmica da Constituição, atesta a preponderância dos partidos sobre as coligações partidárias quanto ao preenchimento pelo suplente de vaga no parlamento brasileiro.
format Artigo
author Agra, Walber de Moura
title Do direito dos partidos à vaga dos suplentes
title_short Do direito dos partidos à vaga dos suplentes
title_full Do direito dos partidos à vaga dos suplentes
title_fullStr Do direito dos partidos à vaga dos suplentes
title_full_unstemmed Do direito dos partidos à vaga dos suplentes
title_sort do direito dos partidos à vaga dos suplentes
publishDate 2016
url http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/1473
_version_ 1673263734766698496
score 12,455111