Lei da Ficha Limpa : análise de sua eficácia à luz dos princípios constitucionais

A Lei Complementar n° 135/2010, cujo projeto originou-se por iniciativa popular, é marco fundamental para a democracia brasileira e para o combate à corrupção. Entretanto, sua eficácia durante as eleições do ano de 2010 é fenômeno questionável, quando examinada à luz dos Princípios da Anterioridade...

ver mais

Autor principal: Andrade, Josevando Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2015
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.teste8:oai:localhost:bdtse-428
recordtype tse
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.teste8:oai:localhost:bdtse-4282020-06-03 Lei da Ficha Limpa : análise de sua eficácia à luz dos princípios constitucionais Andrade, Josevando Souza Eficácia Princípio constitucional Vigência Processo eleitoral Lei da ficha limpa (2010) A Lei Complementar n° 135/2010, cujo projeto originou-se por iniciativa popular, é marco fundamental para a democracia brasileira e para o combate à corrupção. Entretanto, sua eficácia durante as eleições do ano de 2010 é fenômeno questionável, quando examinada à luz dos Princípios da Anterioridade Eleitoral, da Irretroatividade da Lei Penal e da Estabilidade do Direito. Se a inelegibilidade representa uma restrição ao exercício dos direitos políticos passivos, constitucionalmente assegurados a todos os cidadãos, a interpretação equivocada da eficácia da lei fere de morte os direitos e as garantias fundamentais instituídos aos jurisdicionados. Entre o império e a integridade da Constituição Federal versus o clamor social e sua necessidade legítima de "fazer justiça", deve prevalecer a incolumidade da Constituição Federal, sob pena de se criar um campo minado para a democracia, para as liberdades públicas e para a segurança jurídica. The Complementary Law number 135/2010, whose design originated by popular initiative, is a key milestone for Brazilian democracy and combating corruption. However, their effectiveness during the elections of 2010 is questionable phenomenon, when examined in light of the principle of precedence Electoral Law of the Non-retroactivity of Criminal Law and Stability. If the ineligibility is a limitation on the exercise on the political rights, liabilities, constitutionally guaranteed to all citizens, the misinterpretation of the law hurts the effectiveness of the death the rights and fundamental guarantees established the courts. Between Empire and integrity of the Constitution versus the public outcry and it legitimate need to "do justice" must prevail safety of the Federal Constitution, under penalty of creating a minefield for democracy, for civil liberties and security legal. 2015-08-25T14:20:30Z 2015-08-25T14:20:30Z 2011 Artigo ANDRADE, Josevando Souza. Lei da Ficha Limpa: análise de sua eficácia à luz dos princípios constitucionais. Estudos Eleitorais, Brasília, DF, v. 6, n. 2, p. 53-71, maio/ago. 2011. http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/428 pt_BR Estudos Eleitorais : vol. 6, n. 2 (maio/ago. 2011) http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/1058 19 p.
institution TSE
collection TSE
language Português
topic Eficácia
Princípio constitucional
Vigência
Processo eleitoral
Lei da ficha limpa (2010)
spellingShingle Eficácia
Princípio constitucional
Vigência
Processo eleitoral
Lei da ficha limpa (2010)
Andrade, Josevando Souza
Lei da Ficha Limpa : análise de sua eficácia à luz dos princípios constitucionais
description A Lei Complementar n° 135/2010, cujo projeto originou-se por iniciativa popular, é marco fundamental para a democracia brasileira e para o combate à corrupção. Entretanto, sua eficácia durante as eleições do ano de 2010 é fenômeno questionável, quando examinada à luz dos Princípios da Anterioridade Eleitoral, da Irretroatividade da Lei Penal e da Estabilidade do Direito. Se a inelegibilidade representa uma restrição ao exercício dos direitos políticos passivos, constitucionalmente assegurados a todos os cidadãos, a interpretação equivocada da eficácia da lei fere de morte os direitos e as garantias fundamentais instituídos aos jurisdicionados. Entre o império e a integridade da Constituição Federal versus o clamor social e sua necessidade legítima de "fazer justiça", deve prevalecer a incolumidade da Constituição Federal, sob pena de se criar um campo minado para a democracia, para as liberdades públicas e para a segurança jurídica.
format Artigo
author Andrade, Josevando Souza
title Lei da Ficha Limpa : análise de sua eficácia à luz dos princípios constitucionais
title_short Lei da Ficha Limpa : análise de sua eficácia à luz dos princípios constitucionais
title_full Lei da Ficha Limpa : análise de sua eficácia à luz dos princípios constitucionais
title_fullStr Lei da Ficha Limpa : análise de sua eficácia à luz dos princípios constitucionais
title_full_unstemmed Lei da Ficha Limpa : análise de sua eficácia à luz dos princípios constitucionais
title_sort lei da ficha limpa : análise de sua eficácia à luz dos princípios constitucionais
publishDate 2015
url http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/428
_version_ 1673264034571354112
score 12,455111