O princípio da não culpabilidade e sua aplicabilidade em matéria eleitoral

Analisa se o princípio da não culpabilidade, também conhecido por princípio da presunção de inocência, é afeto exclusivamente ao Direito Penal ou se tem aplicabilidade para o ramo eleitoral, tendo o estudo concluído afirmativamente em relação à segunda hipótese. Para tanto, abordaram-se as origens d...

Full description

Main Author: Cantero, Bianca Lorena Dias
Format: Artigo
Language: Português
Published: 2015
Subjects:
Online Access:
id oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-426
recordtype tse
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-4262020-06-02 O princípio da não culpabilidade e sua aplicabilidade em matéria eleitoral Cantero, Bianca Lorena Dias Culpabilidade Direito eleitoral Inelegibilidade Lei da ficha limpa (2010) Analisa se o princípio da não culpabilidade, também conhecido por princípio da presunção de inocência, é afeto exclusivamente ao Direito Penal ou se tem aplicabilidade para o ramo eleitoral, tendo o estudo concluído afirmativamente em relação à segunda hipótese. Para tanto, abordaram-se as origens do princípio em questão e os seus desdobramentos, trazendo a lume o estudo de caso da Lei Complementar no 135/2010, vulgarmente chamada de Lei da Ficha Limpa, restando evidenciado que o referido princípio deve extrapolar a seara penal para alcançar tudo o que leve à primazia dos direitos humanos, principalmente considerando a atual orientação de se maximizar a proteção à dignidade da pessoa humana. This academic work aimed to verify if the principle of non-culpability, also known as presumption of innocence, applies exclusively to criminal matters or also has applicability to the electoral ones, and the conclusion was for the second hypothesis. For this purpose, the origins of the principle and its developments were discussed, bringing the study case of Complementary Law 135/2010, commonly called Law of the "Clean Record", being evident that this principle should extrapolate the criminal matters to reach every matters that leads to the primacy of human rights, especially considering the current orientation to maximize the protection of human dignity. 2015-08-25T14:19:55Z 2015-08-25T14:19:55Z 2012 Artigo CANTERO, Bianca Lorena Dias. O princípio da não culpabilidade e sua aplicabilidade em matéria eleitoral. Estudos Eleitorais, Brasília, DF, v. 7, n. 1, p. 29-52, jan./abr. 2012. http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/426 pt_BR Estudos Eleitorais : vol. 7, n. 1 (jan./abr. 2012) http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/1060 24 p.
institution TSE
collection TSE
language Português
topic Culpabilidade
Direito eleitoral
Inelegibilidade
Lei da ficha limpa (2010)
spellingShingle Culpabilidade
Direito eleitoral
Inelegibilidade
Lei da ficha limpa (2010)
Cantero, Bianca Lorena Dias
O princípio da não culpabilidade e sua aplicabilidade em matéria eleitoral
description Analisa se o princípio da não culpabilidade, também conhecido por princípio da presunção de inocência, é afeto exclusivamente ao Direito Penal ou se tem aplicabilidade para o ramo eleitoral, tendo o estudo concluído afirmativamente em relação à segunda hipótese. Para tanto, abordaram-se as origens do princípio em questão e os seus desdobramentos, trazendo a lume o estudo de caso da Lei Complementar no 135/2010, vulgarmente chamada de Lei da Ficha Limpa, restando evidenciado que o referido princípio deve extrapolar a seara penal para alcançar tudo o que leve à primazia dos direitos humanos, principalmente considerando a atual orientação de se maximizar a proteção à dignidade da pessoa humana.
format Artigo
author Cantero, Bianca Lorena Dias
title O princípio da não culpabilidade e sua aplicabilidade em matéria eleitoral
title_short O princípio da não culpabilidade e sua aplicabilidade em matéria eleitoral
title_full O princípio da não culpabilidade e sua aplicabilidade em matéria eleitoral
title_fullStr O princípio da não culpabilidade e sua aplicabilidade em matéria eleitoral
title_full_unstemmed O princípio da não culpabilidade e sua aplicabilidade em matéria eleitoral
title_sort o princípio da não culpabilidade e sua aplicabilidade em matéria eleitoral
publishDate 2015
url http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/426
_version_ 1673263879289831424
score 12,507797